Governo vai adquirir mais 50.000 testes rápidos de Covid-19

O Governo está em processo de aquisição de aproximadamente 50.000 testes rápidos de Covid-19, que vai possibilitar o alargamento das análises. Neste momento, conforme informação avançada anteontem pela Presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública, o laboratório de virologia da Praia mantinha a capacidade para realizar mais 18.000 exames graças a oferta de reagentes pela Fundação Jack Ma. Com a chegada dos novos materiais, a expectativa é massificar os exames no país.

Segundo Ulisses Correia e Silva, a capacidade do laboratório em virologia e microbiologia será reforçada com investimentos em equipamentos e recursos humanos e será instalado um laboratório em S. Vicente, como dito, aliás, há alguns dias. 

Até há dois dias, o laboratório do INSP tinha feito 1.911 análises, mas esse número não se restringe a casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Parte dos testes foi feita no âmbito do controlo de qualidade interno e externo, retestagem das amostras e durante a formação de novos técnicos laboratoriais.

Sair da versão mobile