O Governo, através do ministério dos Negócios Estrangeiros e da embaixada de Cabo Verde em Bruxelas, está a fazer diligências no sentido de localizar cabo-verdianos que vivem na Ucrânia. Esta informação foi avançada à RCV pelo ministro das comunidades, Jorge Santos, que diz ter notícias de cabo-verdianos e luso-cabo-verdianos residentes naquele país europeu.
“Temos que ter informações fiáveis e por isso a necessidade de um outro eixo que estamos a desenvolver com o ministério dos negócios estrangeiros que é alargar o máximo possível a rede de consulados honorários”, afirmou Jorge Santos, realçando que o país não tem cônsul honorário na Ucrânia e que a embaixada da Rússia, neste momento, está fechada, mas garante que Cabo Verde tem cooperação com países amigos, caso de Portugal.
O Mindelinsite tentou contactar estudantes cabo-verdianos na Russia, mas estes mostraram receios em falar, alegando que foram advertidos para não passar informações para o exterior.
Ucrânia está a enfrentar desde ontem uma invasão militar da Rússia, com relatos de vários mortos e feridos. O presidente Volodymyr Zelensky declarou que a Ucrânia está a defender-se sozinha e lamentou que as potencias mundiais estejam a observar de longe. Afirmou ainda que as sanções internacionais são insuficientes.
O presidente Joe Biden anunciou que os Estados Unidos e aliados vão reforçar as sanções à Rússia e que o dispositivo da NATO na Alemanha será reforçado com tropas norte-americanas. Igualmente os chefes de governo e de estado da União Europeia acordaram sanções que serão adoptadas hoje no conselho extraordinário de ministros dos negócios estrangeiros em Bruxelas.
C/RCV