O Governo está a trabalhar, com o apoio do Embaixador dos EUA na Praia, visando regresso dos Voluntários do Corpo da Paz a Cabo Verde para apoiar especialmente na melhoria do ensino do inglês nas escolas do país, segundo informações avançadas pelo Ministro da Educação.
Neste sentido, Amadeu Cruz recebeu a delegação do Corpo da Paz, acompanhado do Embaixador Jeff Daigle, que se encontra no país em resposta a um convite do Governo, para avaliar a possibilidade de restabelecer e reativar o Programa do Corpo da Paz dos Estados Unidos da América em Cabo Verde.
A visita, diz, serviu para reiterar e reforçar o interesse do Governo de Cabo Verde em restabelecer parcerias com os Voluntários do Corpo da Paz para a área da educação, nomeadamente no reforço do ensino da língua inglesa no sistema educativo cabo-verdiano, formação contínua dos professores de inglês, bem como no fortalecimento das relações com os EUA, nas mais diversas áreas.
Amadeu Cruz apresentou, resumidamente, as linhas gerais da reforma do sistema educativo em curso, cuja ambição é alinhar o sistema educativo cabo-verdiano com os padrões de qualidade dos países mais avançados da OCDE. Aproveitou ainda a ocasião para agradecer a visita da delegação, enaltecendo a excelente relação entre Cabo Verde e Estados Unidos da América, como um parceiro estratégico para o desenvolvimento do nosso país.
A delegação do Corpo da Paz pretende ainda reunir com outras instituições governamentais, em especial com as delegações concelhias do Ministério da Educação e escolas, representantes da sociedade civil e cidadãos cabo-verdianos de Santiago, São Vicente, Santo Antão, Sal, Maio e Fogo.
O Corpo da Paz, recorda-se, esteve presente em Cabo Verde durante 25 anos, ou seja, entre 1988 e 2013, com 527 voluntários, que trabalharam nas áreas da educação, juventude e desenvolvimento comunitário, sensibilização do VIH/SIDA e desenvolvimento de pequenas empresas.