Governo lança iniciativa global “Alertas Precoces para Todos” 

Cabo Verde lançou a iniciativa “Alertas Precoces para Todos”, (Early Warnings for All – EW4All) com o objectivo de garantir sistemas de alerta para a população até 2027, reforçando a proteção face aos riscos climáticos. Assenta em quatro pilares: conhecimento do risco de desastres, deteção e previsão, disseminação e comunicação, e preparação e resposta. 

De acordo com uma publicação na página oficial do Governo, em Cabo Verde a implementação do EW4All está alinhada com as prioridades nacionais em matéria de adaptação às alterações climáticas, redução do risco de desastres e proteção social, contribuindo para salvar vidas, reduzir perdas económicas e reforçar a resiliência das comunidades, em particular das mais vulneráveis.

Pode integrar alertas pelo telemóvel, rádio e televisão, e vai fortalecer a deteção, comunicação e resposta a desastres, alinhando-se com as prioridades nacionais de adaptação climática, redução de riscos e proteção social. Na ocasião, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas no país explicou que Cabo Verde é um país que contribuiu muito pouco para o aquecimento global, mas que enfrenta de forma desproporcional e intensa as consequências das mudanças climáticas. “Por isso, é nosso dever, enquanto Sistema das Nações Unidas, reforçar ainda mais o apoio ao país nesta área.”

O lançamento do EW4All ocorre num contexto em que o arquipélago está a implementar o Systematic Observations Financing Facility (SOFF), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), e a preparar uma proposta ao Fundo Verde para o Clima (GCF) para o desenvolvimento de um projeto de Sistemas de Alerta Precoce Multirrisco (MHEWS). A iniciativa EW4All fornecerá orientação estratégica e um quadro de coordenação para integrar estes esforços num roteiro nacional unificado.

Cabo Verde dá mais um passo na construção de comunidades mais seguras, resilientes e preparadas, integrando iniciativas como o SOFF e projectos financiados pelo Fundo Verde para o Clima.

Sair da versão mobile