Governo felicita UE no Dia da Europa

O Governo felicita a União Europeia, os Estados-membros e os cidadãos europeu no país neste dia, 09, pelo Dia da Europa na convicção de que, juntos, “vamos vencer os desafios actuais e futuros”. Em comunicado, o ministério dos Negócios Estrangeiros diz congratular-se com o nível de excelência das relações com a UE. A representação da UE em Cabo Verde decidiu promover hoje, nas redes sociais um show, a partir das 18 horas, com os artistas “MiCasa, Djodje, Rapaz100 Juiz, esois7luas para assinalar a data, através do link https://tinyurl.com/yapu7dte ou no seu Instagram UEemCV.

O Dia da Europa, refere, tem como referência a Declaração Schuman, feita em 1950 por Robert Schuman, então ministro dos negócios estrangeiros da França, que propôs a criação de um mecanismo de cooperação entre Estados europeus visando a paz, a estabilidade e o desenvolvimento e que conduziu ao que é a atual União Europeia. 

De lá para cá, prossegue o documento, a União Europeia deu uma contribuição decisiva para a preservação da paz e estabilidade na Europa e para o processo de desenvolvimento no mundo, permitindo reduzir a pobreza e favorecer o desenvolvimento de muitos países, incluindo Cabo Verde. 

“Cabo Verde congratula-se com o nível de excelência das suas relações com a UE, que vêm de há mais de três décadas e se desenvolvem presentemente no âmbito de uma pareceria especial estabelecida em 2007 e vem sendo consolidada com base em seis pilares: boa governação, segurança e estabilidade, integração regional, convergência técnica e normativa, sociedade do conhecimento, luta contra a pobreza e desenvolvimento. A estes, foram acrescentadas, na reunião ministerial que teve lugar em Bruxelas em Julho de 2017, mais três áreas de cooperação a saber, a Economia Azul; a Reforma Institucional e a Promoção e Criação de Emprego”. 

Para o Governo, o êxito dos programas e projectos enquadrados em cada um destes pilares atesta bem a importância dessa cooperação e do seu impacto no desenvolvimento destas ilhas. É assim que, neste período difícil que o mundo atravessa, cabe reconhecer e saudar o esforço que a União Europeia tem feito a nível mundial para enfrentar a crise causada pela pandemia da COVID-19 e destacar o pronto e relevante apoio garantido a Cabo Verde para o ajudar a reduzir o impacto da pandemia sobre as camadas mais vulneráveis da população, frisa. 

Este aproveita ainda a oportunidade para felicitar a União Europeia, os seus Estados- Membros e todos os cidadãos europeus em Cabo Verde pelo Dia da Europa, na convicção de que juntos vão vencer os desafios atuais e futuros. 

Sair da versão mobile