Numa altura em que a criminalidade voltou a disparar em Cabo Verde, especialmente na cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva anuncia a criação da figura do Secretário da Segurança Interna, que, assegurou hoje o Primeiro-ministro, será implementado em breve. Este gabinete – que terá competência alargada e surge no quadro da restruturação da arquitectura e do modelo da segurança nacional – será dotado de atribuições e poder como órgão permanente de coordenação e acompanhamento da actuaçáo quotidiana das forças e serviços ligados a segurança interna.
“Esta é uma opção politica que dará melhor resposta as exigências e especificidades de uma actuação estratégica em segurança interna”, frisa Ulisses Correia e Silva, que declarou ainda tolerância zero ao crime, que tem estado a preocupar os praienses nos últimos tempos. É que, como informa o Director Nacional da PN, este ano já aconteceram 18 homicídios em Cabo Verde, sete dos quais na cidade da Praia, estes apenas no mês de Agosto.
Do total de 18 assassinatos ocorridos este ano, 14 foram na Praia, 1 na Ribeira Grande de Santiago, 1 em Santa Catarina, 1 em S. Filipe e 1 na Ponta do Sol, em Santo Antão.