Fórum internacional “Mulher e os Desafios do Desenvolvimento” marca 50 anos da independência e da presença das Nações Unidas em C. Verde

A cidade da Praia acolhe, no dia 30 de maio, o primeiro Fórum Internacional “Mulher e os Desafios do Desenvolvimento”, sob o lema “Mais Participação, Melhor Futuro”, numa edição simbólica para Cabo Verde. A escolha do ano de 2025 não foi aleatória: marca 50 anos da independência nacional, 50 anos da presença das Nações Unidas no país e 30 anos da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, adotada na IV Conferência Mundial sobre a Mulher, em 1995.

O fórum, o primeiro do género realizado em Cabo Verde, vai acontecer no Centro de Convenções e a sessão oficial de abertura será presidida pelo Presidente da República, José Maria Neves. Reunirá especialistas nacionais e internacionais, num espaço de reflexão, partilha de experiências e construção de soluções para os desafios enfrentados pelas mulheres na sua participação no processo de desenvolvimento – com enfoque em Cabo Verde, na região da África Ocidental e também no Brasil.

Entre os participantes, segundo um comunicado, estarão ativistas sociais, governantes, parlamentares, representantes da diáspora, personalidades do meio académico e do setor privado, bem como jovens mulheres empreendedoras, que dialogarão com um público estimado em 800 participantes, provenientes de todas as ilhas de Cabo Verde, da sub-região africana, da Europa e América latina.

A conferência inaugural, dedicada ao tema “Paz e Segurança”, será proferida por Bineta Diop, Enviada Especial do Presidente da Comissão da União Africana para as Mulheres, a Paz e a Segurança, e fundadora da Femmes África Solidarité. Da agenda consta ainda três painéis: “Justiça Climática e Empoderamento Feminino: Empresarial, Económico, Social e Desportivo”, “Media e Representatividade Feminina” e “Inclusão das Mulheres na Política como Fator de Sustentabilidade e Paz Mundial”. 

Os oradores serão Helena Semedo (Diretora-Geral Adjunto e Presidente Parceria Colaborativa sobre Florestas, FAO), Alexandre Nevsky (Diretor Nacional do Ambiente), Camila Pitanga (Atriz-Brasil) e Benedita da Silva (Deputada Federal-Brasil), Margarida Fontes (Jornalista), Marta Lança (Editora da plataforma digital Buala), Carolina Cerqueira (Presidente da Assembleia Nacional de Angola), Marisa Carvalho (Presidente do ICIEG) e Neusa Gonçalves (Empreendedora do sector do turismo). 

O encerramento oficial estará a cargo da Ministra da Justiça, Joana Rosa. Antes, no dia 28 e como atividade preliminar, terá lugar uma sessão de cinema “Momento Nhanha: Olhares Femininos do Audiovisual Cabo-verdiano”, no auditório da Garantia. A mostra reúne curtas assinadas por realizadoras cabo-verdianas e celebra a criatividade feminina no setor audiovisual.

Um dia antes, 29, o Centro de Convenções da Universidade de Cabo Verde (Campus do Palmarejo) recebe uma homenagem a 50 mulheres cabo-verdianas, residentes no país e na diáspora, que se destacaram ao longo dos 50 anos de independência nacional. O Governo será representado no evento pela Secretária de Estado da Família e Inclusão Social, Lídia Lima.

Sair da versão mobile