Cabo Verde está presente na 112ª Conferência da Organização Mundial de Trabalho, iniciada na semana passada, em Genebra. O Ministro de Estado da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social fará sua intervenção na sessão plenária desta terça-feira, 11, entre as 11h30 e 15h30. Fernando Elísio Freire participará também do Fórum Inaugural da Coligação Global para a Justiça Social, no dia 13.
O encontro decorre de 3 a 14 do corrente mês e reúne representantes de governos, trabalhadores e empregadores de todo o mundo para discutir temas crucias sobre o futuro do trabalho, designadamente a luta contra o desemprego, a precarização, a exploração e a exclusão social. Mas Fernando Elísio Freire só marcará presença nesta reta final, ou seja, de 11 a 13.
Foram até agora dias de diálogo visando a manutenção e ampliação dos direitos e conquistas, pelo diálogo social, pelo trabalho decente, pelo fortalecimento da democracia e pela justiça social entre os delegados governamentais, patronais e trabalhadores dos 187 estados-membros da OIT. O propósito maior é proteger os trabalhadores, de entre outros, dos efeitos das mudanças climáticas e riscos biológicos, a economia e os princípios e direitos fundamentais no trabalho.
Paralelamente, a conferência elegerá os membros do Conselho de Administração da OIT para o mandato de 2024-2027. Elísio Freire fará a sua intervenção hoje e vai aproveitar a sua estadia em Genebra, também para participar do Fórum Inaugural da Coligação Global para a Justiça Social.
O evento ocorrerá na quinta-feira, 13 de junho, à margem da 112ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), no Palácio das Nações. O Fórum reunirá mais de 250 parceiros da Coligação Global para a Justiça Social e apresentará ações concretas alinhadas com suas áreas temáticas.
Haverá três diálogos temáticos: “Construir a resiliência das sociedades”, “Melhorar a coerência entre as políticas econômicas e sociais” e “Promover o diálogo social para uma prosperidade partilhada”. O evento destacará as ações colaborativas em prol da justiça social realizadas pelos parceiros, reforçando o compromisso com as áreas temáticas definidas pela Coligação.
Antes, o ministro do Trabalho efectua uma visita de cortesia ao Diretor-Geral da OIT, Gilbert F. Houngbo.