FA apoiadas com 12 milhões de euros pelo Conselho da União Europeia destinados à segurança e defesa

As Forças Armadas de Cabo Verde foram agraciadas com um apoio financeiro de 12 milhões de euros pelo Conselho da União Europeia, a ser aplicado durante dois anos no quadro da segurança e a estabilidade na África Ocidental. Disponibilizado no âmbito do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz (European Peace Facility – EPF), visa reforçar as capacidades de defesa das FA para proteger a soberania do país no mar e melhorar a segurança marítima regional.

“Esta medida de assistência irá igualmente reforçar as capacidades de Cabo Verde no que respeita à sua participação nas iniciativas relevantes da política comum de segurança e defesa da UE, nomeadamente a presença marítima coordenada da UE no Golfo da Guiné e outras operações conjuntas com marinhas dos Estados-membros da UE, bem como a sua contribuição para ações conjuntas no quadro da Arquitetura de Yaoundé, com o objetivo de combater o crime organizado transnacional e o terrorismo”, frisa nota remetida pelo gabinete de comunicação do Governo.

O comunicado salienta ainda que a decisão surge no âmbito da Parceria Especial entre a UE e Cabo Verde, em apoio ao pilar da estabilidade e segurança. O mecanismo Europeu, acrescenta, vai ainda  fornecer às Forças Armadas equipamentos e serviços relacionados com patrulhamento e vigilância, incluindo a entrega de um navio de patrulha oceânica e atividades de formação.

O Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, informa o Executivo, foi criado em março de 2021 para financiar ações no âmbito da política externa e de segurança comum, com o objetivo de prevenir conflitos, preservar a paz e reforçar a segurança e a estabilidade internacionais. Em particular, o EPF permite à União Europeia financiar ações destinadas a reforçar as capacidades de Estados terceiros e de organizações regionais e internacionais em matérias militares e de defesa.

Sair da versão mobile