Começa hoje em S. Vicente o “Granite Falco”, exercício militar de busca e salvamento que irá envolver militares cabo-verdianos e dos Estados Unidos, no âmbito de um acordo de parceria entre o Ministério da Defesa Nacional e a Guarda Nacional do Estado de New Hampshire. Neste treino, que irá decorrer até 8 de abril, serão usados dois helicópteros numa variedade de cenários práticos.
Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional informa que o exercício será conduzido em duas fases: a primeira acontece de 18 a 26 de março e a segunda até 8 de abril. Da parte cabo-verdiana está previsto o envolvimento de cerca de 40 militares das Forças Armadas de Cabo Verde divididos em dois grupos (incluindo aviadores, médicos e mecânicos) e 22 operacionais da Guarda Nacional de New Hampshire.
O ponto alto do “Granite Falco” está agendado para 28 de março com a cerimónia oficial, que conta com a presença das autoridades do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas e da Guarda Nacional do Estado de New Hampshire.
A parceria entre o Estado de Cabo Verde e New Hampshire foi assinada a 4 de fevereiro de 2022 com o propósito comum de reforçar capacidades nacionais através de intercâmbios militares “numa relação profícua, duradoura e de ganhos para todos”.