O economista Renato Lima encontra-se a braços com a Justiça cabo-verdiana. O ex-Presidente da Agência de Regulação Económica (ARE) foi hoje detido pela Polícia Judiciária, em cumprimento de um mandado emitido pelo Ministério Público, por suspeita da prática de um crime de Peculato, em concurso aparente com um delito de infidelidade. Por outras palavras, Lima terá subtraído ou desviado dinheiro ou algum bem valioso dessa entidade pública para proveito próprio.
Conforme nota da PJ, o suspeito foi preso fora de flagrante delito. As autoridades suspeitam que o ex-PCA da ARE tenha cometido esses actos entre Fevereiro de 2004 e Dezembro de 2005, enquanto chefiava a referida agência. Renato Lima, que também geriu a ASA – Aeroportos e Segurança Aérea – foi apresentado hoje a um juiz, que irá determinar as medidas de coação.
Relembre-se que a ARE foi extinta, tendo o actual governo optado por criar a Agência Reguladora Multi-sectorial da Economia – ARME – que responde pelas comunicações, energia, água e transportes urbanos.