EUA notifica CV do término do acordo de financiamento do programa Millenium Challenge Corporation

A Embaixada dos Estados Unidos notificou ontem o Palácio da Várzea do término do acordo de financiamento do programa Millennium Challenge Corporation -, assinado a 17 de abril de 2024. Desde a entrada da nova administração norte-americana, liderada pelo Presidente Donald Trump, que ficou no ar a possibilidade de C. Verde deixar de beneficiar do MCC devido a medidas de reavaliação dos acordos internacionais determinadas por Washington e na drástica redução do financiamento alocado ao referido programa.

No entanto, da parte do Executivo cabo-verdiano reinava a esperança de que o MCC iria continuar, cujo financiamento estava destinado a apoiar o desenvolvimento de áreas prioritárias, como a conectividade inter-ilhas, internacional e intermodal, bem como a conectividade digital, em alinhamento com a visão estratégica consagrada no Segundo Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS II).

“Entretanto, com a entrada em funções da nova Administração do Governo dos Estados Unidos, em janeiro de 2025, foi iniciado um amplo processo de revisão da política de cooperação internacional, que resultou no encerramento de algumas agências e na reestruturação de outras. No âmbito desta reconfiguração, o portefólio de compactos do MCC foi reduzido, tendo sido terminados vários acordos em vigor com diferentes países”, explica o Governo em nota de imprensa.

No caso de Cabo Verde, cujos trabalhos se encontravam ainda em fase de desenvolvimento, o acordo foi igualmente encerrado, com data efetiva a 18 de dezembro de 2025. Apesar do término do financiamento, o Governo salienta que, “atendendo à relevância estratégica das áreas prioritárias definidas no âmbito do Compacto Regional”, os trabalhos desenvolvidos desde 2024 — incluindo projetos, estudos e planos estruturantes — estão a ser integrados e implementados pelos respetivos setores nacionais. Uma forma de dar continuidade às reformas e investimentos estratégicos para o arquipélago.

Sair da versão mobile