Estudantes de Cabo Verde já podem concorrer às bolsas de estudo Chevening no Reino Unido

Cabo Verde vai passar a beneficiar de uma bolsa de estudo Chevening, programa do Reino Unido para pós-graduações naquele país europeu, financiado pela instituição financeira iibGroup. As candidaturas dos estudantes nacionais estão neste momento em análise. 

A parceria foi formalizada ontem em Lisboa, com a assinatura do protocolo entre a embaixadora do Reino Unido em Portugal e Cabo Verde, Lisa Bandari, e o CEO do iib, West Joseph Carasso. A cerimónia contou ainda com a presença do presidente do banco, Sohail Sultan, de Duarte Maria de Sousa Araújo Martins, acompanhado da esposa, D; Maria Francisca, Duquesa de Coimbra, e de outros convidados.

Durante o evento, o presidente do iibGroup, Sohail Sultan, explicou que  apoiam a educação como uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento da sociedade. “A parceria com as bolsas de estudo Chevening permite-nos investir na próxima geração de líderes que não só elevarão Cabo Verde, mas também reforçarão os laços globais através do conhecimento e da colaboração. É uma honra formalizar este compromisso, em parceria com o governo britânico, e aguardamos com expectativa o impacto que esta iniciativa terá”, esclareceu.

Já Lisa Bandari declarou que Chevening é mais do que uma bolsa de estudo. “É uma experiência que muda a vida, que abre portas a universidades de classe mundial, à diversidade cultural e a uma rede de 60 mil antigos alunos em todo o mundo. Estamos muito satisfeitos por acolher o iibGroup como parceiro nesta importante iniciativa. O seu empenho em apoiar o talento em Cabo Verde reflete a convicção comum de que a educação é uma força motriz para o progresso global”.

Chevening é o programa do governo do Reino Unido, através do qual são atribuídas bolsas de estudo a pessoas com uma sólida formação académica que demonstrem potencial de liderança. Oferece apoio financeiro para estudar numa universidade do Reino Unido e a oportunidade de se juntar a uma rede global de mais de 50 mil antigos alunos em mais de 160 países e territórios.

Para além do apoio financeiro, o iibGroup irá também orientar e promover os estudantes selecionados, integrando-os nas iniciativas do grupo. O banco vai ainda reforçar o seu papel de catalisador do progresso, reafirmando o seu compromisso de capacitar a próxima geração de líderes e de promover a inovação para um futuro mais sustentável.

De referir que benefício similar será igualmente atribuído ao Djibuti.

Sair da versão mobile