O sector das pescas em Cabo Verde vai receber um investimento no valor de 72 milhões euros, para infra-estruturas e serviços no Porto da Praia, Porto Grande, Porto Novo e nos portos de São Nicolau e Boa Vista. A decisão saiu de um encontro de trabalho entre a tutela e o Conselho de Administração da Enapor, para fazer um balanço da 5.ª edição das jornadas portuárias que aconteceu na cidade da Praia, nos dias 16 e 17, sob o lema “Portos Digitais e Ambientalmente Sustentáveis”.
Informações disponibilizadas nas páginas do Ministério do Mar e da Enapor revela que, este encontro-balanço permitiu as partes trocar o futuro portuário e a infraestruturação do sector pesqueiro. As partes partiram da premissa de que ‘pensar a Economia Azul é também pensar a Enapor – Portos De Cabo Verde como um hub em construção, como frisou o Ministro do Mar, Abraão Vicente, na abertura das jornadas portuárias, que reuniu na Praia todos os portos para a reflexão sobre os destinos desta empresa que será a pedra angular da economia azul em Cabo Verde’.
Para isso, terão de partir de uma visão estratégica que abraça o sector pesqueiro, que assume também um papel chave na economia azul. Visão esta que, prossegue, foi reforçada esta segunda-feira, durante o encontro de trabalho com o CA da Enapor, para um balanço das jornadas portuárias e traçar as metas face aos projetos futuros, tendo a Enapor assegurado à tutela, que o Master Plan, em curso, além da expansão e melhoria no serviço portuário, coloca tónica na infraestruturação do sector da pesca.
“Os recursos financeiros para tais investimentos já foram garantidos pelo Estado de Cabo Verde”, garante a publicação, lembrando que o Ministro do Mar anunciara, na abertura das jornadas, que o Governo de Cabo Verde “acaba de ter uma pré-aprovação do Banco Europeu de investimentos, no valor de 72.000.000 de euros para investimentos nas infraestruturas/serviços dos portos da Praia, Porto Grande no Mindelo, Porto Novo, em Santo Antão, São Nicolau e Boa Vista”.
Da agenda deste encontro constou, ainda, o reforço legislativo tendo o Conselho de Administração da Enapor informado que estão concluídas o processo de elaboração dos diplomas referentes à legislação portuária e regime de trabalho portuário, portanto prontos para apresentação ao Conselho de Ministros.