Encalhe do “Deimos”: IMP diz que navio sofreu um blackout total

O encalhe do navio de carga de bandeira Panamenha “Deimos” por volta das 7h30 desta sexta-feira no Porto de Vale dos Cavaleiros, ilha do Fogo, deveu-se a uma avaria na máquina principal, segundo o IMP-Instituto Marítimo e Portuário. O navio, após efectuar uma descarga de cimento no Fogo, tinha como destino o porto de Tarrafal na ilha de S. Nicolau. 

De acordo com o IMP, o navio sofreu um blackout total e acabou por encalhar ao largo do Porto de Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo. “O navio de carga “Deimos”, após operação de descarga, tinha como destino o Porto de Tarrafal de São Nicolau, quando sofreu uma avaria na máquina principal, tendo acabado por ser arrastado para a zona de encalhe, devido à forte ondulação que se fazia sentir no local”, detalha o IMP em comunicado.

Este informa ainda que, ao ser conhecimento da ocorrência, tomou as medidas necessárias, através do Delegado Marítimo da ilha, que está a acompanhar o processo desde o início, juntamente com as demais entidades nacionais. “O rebocador “Praia Maria” já está na ilha do Fogo para dar início às operações de desencalhe da referida embarcação, sendo que o acidente não constitui nenhum risco para a navegação e os tripulantes do navio já se encontram todos em terra, em plena segurança”, acrescenta. 

Neste momento, as entidades nacionais estão a envidar os esforços com vista ao desencalhe da embarcação. As operações de desencalhe poderão iniciar-se por volta das 18:30 horas, altura em que está prevista a prea mar.

Foto: Inforpress

Sair da versão mobile