O Embaixador de Portugal em Cabo Verde efetua uma visita à São Vicente nos dias 9 a 11 do corrente mês. Paulo Lourenço vai aproveitar a sua estada na ilha do Porto Grande para entregar uma viatura adaptada ao Centro de Acolhimento para Crianças com Vulnerabilidades Educativas Especiais (CACVE).
A entrega desta viatura adaptada será testemunhada pelo ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire e cumpre-se a vontade manifestada em 2022 pela então ministra do Trabalho, Segurança Social e Solidariedade de Portugal, a quando da sua visita a S. Vicente.
Na altura, Ana Godinho mostrou-se impressionada com trabalho que se faz no espaço, que apelidou de um projecto de verdadeira inclusão social. “Este é um projecto extraordinário, exemplar e de verdadeira inclusão. É todos devíamos perceber o que está a ser feito aqui a nível da transformação de vida de crianças que têm algum tipo de vulnerabilidade. É uma forma extraordinária de incluir estas crianças e garantir que os país tenham condições de desenvolver a sua vida profissional”, afirmava a governante.
Do programa da visita do diplomata consta ainda uma visita ao Escritório Consular, ao Polo do Centro Cultural Português no Mindelo, gerido pelo professor José Pinto, e ao Centro de Língua Portuguesa na UNICV, regido pela docente Inês Silva. O programa inclui ainda encontros com a Câmara do Comércio do Barlavento, empresários lusos com atividade na ilha e visitas às empresas de capital português na Zona Industrial do Lazareto. O embaixador reunirá ainda com empreendedores sociais da ilha.
O embaixador de Portugal, Paulo Lourenço, estará acompanhado do delegado da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e Conselheiro Económico da embaixada, João Guilherme Nogueira, e da Adida para Cooperação, Odete Serra.