Dois dos passageiros que vieram num voo de repatriamento do Brasil estão contaminados com o coronavírus Covid-19. Os casos foram detectados nos testes laboratoriais solicitados pela equipa médica, depois que apresentaram sintomas típicos da doença.
A informação foi avançada hoje à tarde pelo Director Nacional da Saúde, tendo garantido que as duas pessoas estão isoladas e que todos os ocupantes do voo vindo do Brasil foram também sujeitos a testes. Neste caso, realçou Artur Correia, foi fácil identificar os contactos porque estavam confinados num hotel na cidade da Praia.
Além do Brasil, chegaram a Cabo Verde aviões de Portugal e Estados Unidos com sobretudo cabo-verdianos que ficaram retidos nesses países por causa da pandemia. Muitas dessas pessoas estavam a pressionar o Governo no sentido de regressarem o quanto antes ao arquipélago e, assim que chegaram, foram submetidos a uma quarentena.
Devido a esses voos, mas também por causa de viagens inter-ilhas e a detecção de mais casos em Santiago e no Sal, aumentou drasticamente o número de pessoas em quarentena. Só na cidade da Praia são 464 neste momento.