O Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, preside na próxima segunda-feira a abertura de uma formação com duração de dois dias – 31 de outubro a 1 de novembro – em “Suporte Avançado e Imediato de Vida”, por outras palavras em paragem cardiorrespiratória (PCR), a ter lugar na Universidade do Mindelo. Tem como destinatário médicos e enfermeiros desta região de Barlavento.
O Ministério da Saúde justifica a realização desta formação dizendo que a paragem cardiorrespiratória (PCR) consiste em uma intercorrência que apresenta grande ameaça à vida, sendo esta caracterizada pela cessação repentina da atividade mecânica ventricular, das funções cardiorrespiratórias e cerebrais, que serão confirmados através da ausência de pulsos, estado de inconsciência e apneia. “É considerada a condição clínica mais crítica na prática médica, pois, em média, apenas cerca de 10% dos pacientes sobrevivem fora do hospital e cerca de três quartos morrem mesmo se a Paragem Cardiorrespiratória ocorrer em ambiente intrahospitalar”, informa.
Em Cabo Verde, assim como em outros países, prossegue o comunicado do Ministério, têm aumentado as doenças com início súbito e as crónicas que agudizam. “O aumento e a complexidade dos acidentes, o acréscimo de violência urbana e catástrofes naturais em que a falência ou risco de falência de funções vitais podem conduzir a pessoa à morte se não intervirem atempadamente, pelo que se precisa de profissionais capacitados e qualificados para integrar nas equipas de atendimento em contextos extra e intra-hospitalar à pessoa/família em situação critica”, acrescenta.
E é neste contexto e com vista ao reforço da capacidade nacional, especificamente na área de Suporte Avançado e Imediato de Vida, que a Direção Nacional da Saúde através do Programa Nacional de Segurança do Doente em parceria com a OMS e a Escola SESARAM da Madeira decidiu realizar esta formação. O publico-alvo são médicos e enfermeiros de Barlavento e confere certificado internacional.
Esta é a segunda fase desta formação, sendo que a primeira decorreu em junho deste ano e destinou-se aos profissionais de Saúde da região do Sotavento.