Celebra-se hoje, 12 de maio, em todo mundo o Dia Internacional da Enfermagem sob o lema “Enfermeiros uma voz para liderar”. Em Cabo Verde, as cerimónias centrais aconteceram em São Vicente, mais precisamente no auditório do Hospital Dr. Baptista de Sousa, e foram presididas pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, que falou da necessidade de ser ter uma visão para o futuro nos cuidados de saúde, com a especialização destes profissionais.
Na sua intervenção, Arlindo do Rosário realçou o facto deste ano as comemorações serem diferentes por causa da pandemia da Covid-19. Lembrou ainda que 2021 foi designado pela Organização Mundial da Saúde como o ano internacional dos trabalhadores da saúde e dos cuidadores. “Passado um ano do combate incansável a maior crise sanitário de todos os tempos este é o momento propicio para relembrar a importância que esta classe tem na prestação de cuidados gerais e especializados da Saúde da população”, afirmou.
O governante lembrou ainda que, na linha da frente e desde os primeiros momentos, os enfermeiros mostraram-se capazes de adquirir novos conhecimentos e competências, explorar novos modelos de cuidados, se posicionar como profissionais e reequilibrar perante as novas exigências. Por isso, aproveitou para agradecer, em nome do Governo, o “enorme contributo” que a classe dos enfermeiros, junto com todos os profissionais de Saúde, tem prestado ao pais e à causa da Saúde. “Os enfermeiros tem vindo a desempenhar um papel essencial e preponderante no sistema da Saúde e para a sociedade em geral. A pandemia da civid-19 apenas veio evidenciar este facto”, indicou o ministro da Saúde.
Já para a superintendente de enfermagem do Hospital Dr. Batista de Sousa, a homenagem de hoje é para lembrar a importância desses profissionais na prestação e segurança da Saúde. “Com a pandemia da covid-19, redescobrimos a importância do enfermeiro. Diariamente assistimos e testemunhamos a coragem e o sacrifício dos profissionais de saúde, destacando hoje os enfermeiros e as enfermeiras que, com profissionalismo, prestam assistência ao próximo, com sentido de responsabilidade e amor”, referiu.
Para além das intervenções do Ministro da Saúde e da Superintendente de Enfermagem do HBS, a cerimónia contou com uma alocação via vídeochamada da sua colega do Hospital Dr. Agostinho Neto, Maria Luísa Teixeira.
Lidiane Sales (Estagiária)