A delegacia de Saúde de S. Vicente, Câmara Municipal e Proteção Civil realizam este domingo, 08 de setembro, uma campanha de limpeza e de pulverização em Salamansa, zona onde foram detectados oitos casos suspeitos de dengue. O propósito é eliminar os focos de mosquitos.
A campanha de limpeza e de pulverização arrancou por volta das 9 horas e termina por volta das 13 horas. Segundo o delegado de Saúde, ainda não foi confirmado nenhum caso de dengue nesta comunidade, mas há pelo menos oito casos suspeitos. “Temos neste momento no terreno, representantes da CMSV, da Delegacia de Saude, Comando da Primeira Região Militar e população de Salamansa, ainda que em número pouco expressivo. Vamos permanecer no terreno até às 13 h.’
Durante cerca de quatros horas, vão fazer a pulverização, limpeza e sensibilização dos moradores, através de contactos porta-a-porta e também com publicidade sonora, informando as pessoas sobre as medidas de precaução. ‘Ainda não temos confirmação da presença de dente nesta comunidade, mas há pelo menos oito casos suspeitos, por isso esta intervenção’, afirmou Silva.
De recordar que, em finais de agosto, o governo decretou situação de alerta de protecção civil durante três meses nas ilhas de Santiago, Fogo e Brava devido ao aumento da dengue, como medida de precaução. A medida foi justificada com o surgimento de surtos periódicos, tendo o país registado mais de dois mil casos de dengue desde novembro do ano transacto.