Os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal de São Vicente descerraram na tarde desta terça-feira a placa que sinaliza a empreitada de reabilitação das vias da cidade em betuminoso e pavimentação sobre calçada. Estas obras, que prevêem a reabilitação e asfaltagem das principais vias do Mindelo, está orçada em 81 mil contos, tem um prazo de execução de cinco meses e estão a cargo da empresa Armando Cunha.
Ao fazer o enquadramento da obra, o vereador Rodrigo Rendall estas obras inserem-se em um projecto mais amplo de requalificação urbana e do território que visa, essencialmente, melhorar a mobilidade na ilha, sendo que permite atingir ainda um outro objectivo, que é de tornar a ilha de S. Vicente mais aprazível e atrativa. “Vamos reabilitar a maior parte das ruas asfaltadas da cidade do Mindelo, que vinham apresentando problemas graves e aproveitar para fazer arranjos de espaços verdes e passeios. Trata-se de um projecto amplo que vamos dar continuidade e que responde aos anseios da população”, explicou o autarca o mindelenses.
A presidente da Assembleia Municipal, Fernanda Vieira, dirigiu-se aos presentes, na sua maioria colaboradores da CMSV e alguns populares que, diariamente, estão no “Parlamento”, apenas para manifestar a sua satisfação por ver “a forma como a cidade e o caminho que a ilha está a seguir”. “O que estamos aqui a ver é que estão a ser criadas condições para termos uma ilha mais saudável e atrativa para que não só os munícipes, mas também todos aqueles que queremos atrair se sintam bem, sintam aquele amor a primeira vista por S. Vicente. Esta é a nossa preocupação. Em nome da AM, queremos encorajar para que esta Câmara cumpra tudo o que tem como objectivo para desenvolver esta ilha e para que ela seja de todos e para todos”.
O estado de espirito do presidente, Augusto Neves, era também de alegria, como fez questão de afirmar, por ver que coisas boas estão a acontecer. “Não vou falar do asfalto, mas de quando começamos a pensar S. Vicente como destino e a preocupar em alargar esta cidade. Foi assim que começamos a calcetar a Rua Moeda, Rua da Luz, Rua S. João, Moçambique, Matigim…Melhoramos outras, designadamente a Avenida Marginal, Rua d’ Praia, Fonte Inês, Rua 01 Monte Sossego, Fernando Pó, Craquinha, Fonte Francês e Chã de Alecrim. Estamos a pensar S. Vicente como uma grande cidade e vamos seguir trabalhando duramente, todos os dias”, prometeu.
Seguindo a mesma linha, os próximos a contemplar são a Avenida dos Salesianos ou melhor, Rua Capitão Ambrosio, de entre outros. “Isto mostra que esta é uma Câmara responsável que pensa S. Vicente. Foi neste sentido que desencadeamos a concessão dos hotéis Maria do Carmo, Avenida, Cruzeiros, Uril, etc. Temos também um forte empenho social. Neste contexto, estamos a fazer habitações sociais em todas as zonas da ilha. Estamos a melhorar a vida das pessoas. Também estamos a investir em grandes eventos: Carnaval, Festival, Kavala Fresk, Reveillon…”
Tudo isso, conclui, tendo em vista a melhoria da vida dos sanvicentinos.
Constânça de Pina