De hoje até o dia 10 do corrente mês, Cabo Verde recebe a visita de uma delegação de Oportunidade de Parceria (POD) que está no arquipélago, tendo como foco o “Futuros Azul-Verde”. Esta visita tem como propósito fomentar a colaboração entre agências governamentais, empresas e instituições acadêmicas no país, centrando-se em pesquisa marinha e climática, energia renovável, transporte, ecoturismo e tecnologias de informação e comunicação.
Estas visitas, diz a embaixada dos Estados Unidos na cidade da Praia, são projetadas para aprimorar parcerias público-privadas entre os EUA e países selecionados, no caso, Cabo Verde. Acredita que, ao reunir líderes de diversos setores, a iniciativa busca fortalecer a diplomacia e o desenvolvimento dos EUA e seus parceiros, por meio de colaborações inovadoras que abordem desafios globais.
A delegação é composta por um grupo diversificado, envolvendo 20 participantes, incluindo fundadores, CEOs, CXOs e executivos seniores de universidades, agências governamentais e organizações não governamentais que se dedicam à pesquisa climática e marinha. ‘Estarão ainda presentes nos encontros, participantes focados em energia renovável e tecnologias, assim como empresas ligadas a transporte, ecoturismo e turismo cultural’, pontua.
Serão realizadas mesas-redondas e eventos de networking com líderes do setor público e privado, visitas a instituições de pesquisa, universidades e sites de infraestrutura crítica, que destacam o potencial de parceria com Cabo Verde.
Delegação empresarial dos EUA em S. Vicente
O ministro do Mar recebe esta tarde a delegação empresarial dos EUA, liderada por dois altos funcionários, o Secretário Principal Adjunto para Assuntos dos Oceanos, Ambientais e Científicos Internacionais, Tony Fernandez, e a Representante Especial para Parcerias Globais, Dorothy McAuliffe.
O encontro acontece pelas 16 horas, no Ministério do Mar, nesta cidade do Mindelo. Jorge Santos será acompanhado, entre outros, por dirigentes de vários setores ligados ao Mar, nomeadamente, os Presidentes do Conselho de Administração da AZEEMSV, da ENAPOR, pelo Presidente do Conselho Diretivo do IMAR, e pelo Diretor Geral das Pescas e Aquacultura.
Do programa da visita, consta ainda visitas ao Instituto do Mar (IMAR), um tour ao Centro de Ciências Oceânicas, visitas à Universidade Técnica do Atlântico e à Enapor, à Frescomar, à ZEEMCV. terá ainda encontros com a Biosfera e visitará a Fazenda do Camarão no Calhau.
A delegação deverá deslocar-se às ilhas do Sal e de Santiago, onde terá encontros com o vice Primeiro-Ministro, Olavo Correia, e visitará a TechParkCV.