Crónica: São Vicente acordou com uma chuvinha mansa e fresca

Hoje São Vicente acordou com uma chuvinha mansa, fresca e persistente. Foi de curta duração e o molhado na calçada e no asfalto já desapareceu, mas o céu continua nublado, mantendo acesso a esperança, sobretudo por estes dias em que o calor aperta. Uma boa chuvada seria muito bem-vinda.

Apenas quem acordou mais cedo pôde apreciar ou sentir este bónus da natureza. Soube a pouco, até porque a expectativa era de muito mais, sobretudo tendo em conta as informações veiculadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), que anunciou a ocorrência de precipitação com possibilidade de trovoadas nas ilhas.

As previsões para as próximas 48horas indicam que nos dias 7 e 8, sábado à noite e domingo de manhã, o arquipélago estará sob a influência de um sistema de baixa pressão que se encontra localizado a algumas milhas ao Sul de Cabo Verde, deslocando-se na direção Oeste/Noroeste”, informava numa publicação na sua página no Facebook.

Dizia ainda que, durante a sua passagem, condicionará o estado do tempo nas ilhas. Espera-se a ocorrência de precipitação de intensidade variável com possibilidade de trovoadas, redução temporária da visibilidade e o agravamento do estado do mar, com maior incidência nas ilhas de Sotavento.

O céu continua nublado, por vezes muito nublado, mas o sol teima em espreitar por entre as nuvens. Hoje, ao actualizar o estado do tempo, o INMG prevê a ocorrência chuviscos e/ou chuva, essencialmente nas zonas altas de Sotavento. Visibilidade em geal boa (igual ou superior a 10 km), reduzindo-se a moderada ou má (inferior a 5000 metros) durante a precipitação.

A temperatura máxima oscila entre os 29/30º. Esperamos que seja desta que a chuva vem nos falar mantenha, para felicidade de todos, principalmente dos agricultores que estão de olhos postos no céu.

Sair da versão mobile