Covid19: Proibição de frequentar as praias é uma medida de precaução

A proibição de frequentar as praias de mar em Cabo Verde deve-se essencialmente ao comportamento dos banhistas e a necessidade de cumprir o distanciamento social. Esta constatação foi feito pelo director do Serviço de Controle e Prevenção da Doença, Jorge Noel Barreto, para quem esta é uma medida de precaução para evitar aglomeração de pessoas, ansiosas para estarem nas praias por causa do calor. 

De acordo com este responsável, não há garantias quanto ao cumprimento das medidas de prevenção. Aliás uma situação que já se verifica na realização de actividades físicas nas ruas. “Já vimos intervenção de agentes da Policia Nacional a pedirem as pessoas para se afastarem. É algo difícil porque sabemos que o ser humano leva algum tempo para se adaptar as regras. Por isso, temos falado no cumprimento das regras de prevenção para que estas se tornam habituais.” 

Barreto lembra que as autoridades de saúde não sabem como as pessoas irão responder a infecção caso a tiverem. Por isso mesmo há uma precaução em relação a permissão das pessoas frequentar as praias. “Sabemos que o calor já se faz sentir, mas entendemos que é mais prudente as pessoas não frequentarem as praias. Se calhar deviam aguardar mais um pouco para ver como a situação vai evoluir.”

E há motivos para precauções. Hoje foram registados mais 40 casos novos de infecção pelo novo coronavirus em 257 amostras analisadas, Desse, 30 eram concelho da Praia, 5 do Sal, 4 de Santa Catarina de Santiago e 1 na Ribeira Grande de Santiago.  Foram notificados 28 suspeitos, sendo 8 do Sal, 8 do Tarrafal de Santiago, 1 de S. Salvador do Mundo, 1 de S. Miguel, 5 de Santa Catarina de Santiago, 2 de Santa Cruz, 1 de Ribeira Grande de Santiago, 1 de São Lourenço e 1 de São Vicente. 

O país tem neste momento 621 casos activos, dos quais 322 na Praia, 209 no Sal, 67 em Santa Cruz, 33 em Santa Catarina, 2 no Maio, 2 em Ribeira Grande de Santo Antão, 3 em São Vicente, 2 em Tarrafal de Santiago e 1 em S. Miguel. “Temos em quarentena 1.506 pessoas. Santa Catarina de Santiago tem neste momento o maior numero, 540. Segue o Sal com 466 pessoas, Santa Cruz com 94, S. Vicente com 22, Tarrafal com 66, S. Salvador do Mundo 38, Maio 34, Brava 53, S. Miguel 33, S. Nicolau 96, R. Grande de Santiago 30 e de Santo Antão 4, Praia 10, S. Lourenço 4, S. Domingos 12 e Porto Novo 4”. 

Sair da versão mobile