A Direcção Nacional da Saúde espera receber entre hoje e amanhā os resultados das analises de coronavírus para saber com certeza qual o estado de saúde das três pessoas dadas neste momento como suspeitas de serem portadoras do Covid-19, em Cabo Verde. Segundo Artur Correia, as amostras das duas turistas que deram entrada na cidade da Praia já estāo em Portugal, enquanto a de um cidadāo cabo-verdiano, que chegou a S. Vicente vindo da Itália, seria enviada ainda hoje para o Instituto Nacional de Saúde Pública Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, no voo do meio-dia.
“Imediatamente elevamos o nível de activação para risco eminente e as medidas de contenção ja estāo em curso. Neste momento estamos a fazer o inquérito epidemiológico para contactar e inquirir as pessoas que estiveram em contacto com os suspeitos”, informa o Director Nacional da Saúde, que promete divulgar os resultados dos exames assim que possível. Ele que tem a esperança de serem negativos.
O cabo-verdiano, de 49 anos, e as duas turistas, de 26 e 32 anos, já se encontram em isolamento nos hospitais centrais do Mindelo e da Praia. Foram os mesmos que tomaram a iniciativa de contactar as autoridades sanitárias, depois de apresentarem sintomas susceptíveis de apontar para infecçāo com o coronavírus.
Artur Correia assegurou esta manhā em conferência de imprensa que quando chegaram estavam todos ainda assintomáticos. As turistas chegaram de Portugal no Domingo e começaram a apresentar sinais de estarem doentes anteontem, enquanto que o cidadão nacional veio da Itália no dia 10 e começou a apresentar sintomas ontem. Em todos os casos, as autoridades reagiram imediatamente e colocaram os suspeitos de quarentena hospitalar.
Apesar do quadro, a DNS pede serenidade às pessoas. Segundo Correia, os serviços de Saude estāo a fazer de tudo para conter os casos. Este volta a sublinhar que, para já, são apenas suspeitas. As dúvidas, sublinha, serão esclarecidas entre hoje e amanhā com os resultados das analises clinicas .