Correios de Cabo Verde lança selo “50 Anos da Independência de Cabo Verde”

O Governo, através do Ministério do Turismo, lança em circulação, a partir de amanhã, 05 de julho, cumulativamente com os que estão em vigor, a emissão do selo “50 Anos da Independência de Cabo Verde”. As ilustrações são do artista plástico Tutu Sousa e refletem o papel dos Correios de Cabo Verde na divulgação da cultura, a valorização das datas históricas e do património nacional.

O preâmbulo da portaria revela que, no dia 05, Cabo Verde comemora 50 anos como país independente e soberano, um marco na história do arquipélago que, após cinco décadas, renova a sua importância para toda a Nação. “Comemorar o Dia da Independência Nacional é assinalar um dos momentos altos da afirmação da unidade de todo o país à volta da proclamação da independência, e de um sistema de princípios e valores fundamentais de um Estado de Direito Democrático respeitador da liberdade, da dignidade da pessoa humana, promotor e defensor da estabilidade da paz e justiça,” pontua. 

Realça ainda a portaria que, se outrora o dia 5 de julho foi sempre celebrado envolto à bravura de toda a Nação Cabo-verdiana perante as intempéries de então, hoje, quase cinquenta anos depois, a data deve ser celebrada com os olhos postos no futuro e nos novos desafios do país, enaltecendo a resiliência com a qual a Nação tem enfrentado as inúmeras lutas que vêm surgindo, como a seca, as cheias, as epidemias e pandemias, a pobreza e as crises económicas. 

Por estas razões, prossegue este documento oficial, se entende que as comemorações dos cinquenta anos da Independência Nacional, do dia 5 de julho de 2025, devem ser à volta do espírito de unidade e de união dos cabo-verdianos, levando com que toda a comunidade cabo-verdiana, nas ilhas e na diáspora, participe reforçando a sua cidadania e o seu sentido de pertença.

Foi com este propósito que os Correios lançaram estes selos, ciente da importância e do percurso de Cabo Verde nestes 50 anos de país independente e democrático. “Entende-se ser de grande relevância assinalar a efeméride através de uma emissão de selos da República que assinale e divulgue por todo o mundo «os 50 anos da independência nacional», bem como, envolver outras administrações postais estrangeiras, caso dos Correios de Angola e Portugal, numa emissão conjunta, que terá a sua entrada em circulação nos três países em referência, a 5 de Julho de 2025,” sublinha. 

Sair da versão mobile