O conselho de administração da Autoridade da Zona Económica Especial Marítima em S. Vicente será empossado na próxima segunda-feira. Conforme nota da ZEEMSV, Júlio Pires Almeida irá assumir o cargo de Presidente do Conselho de Administração e Marly Nascimento Cruz ficará como Administradora Executiva.
A cerimónia está agendada para as 10.30 horas na sala de reuniões do Ministério do Mar e será presidida pelo ministro da tutela Paulo Veiga. Este acto acontece sete meses após a inauguração da sede da Zona Económica Especial Marítima de S. Vicente, na cidade do Mindelo, pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva. Na altura o chefe do Governo enfatizou que a ZEEM-SV é um projecto de desenvolvimento de longo alcance para que a economia azul seja um factor de desenvolvimento económico.
“E a escolha de S. Vicente para sediar este projecto já foi várias vezes explicada – a tradição marítima da ilha e o facto de possuir infraestruturas de base”, sublinhou Correia e Silva, lembrando que o projecto foi pensado para funcionar de forma integrada com as ilhas de Santo Antão, S. Nicolau e Santa Luzia.
A partir da ZEEEM-SV, o Governo perspectiva uma diversificação maior da actividade económica na região Norte. A seu ver, Cabo Verde não tem que esperar 2035 chegar para concretizar a zona económica marítima. Aliás, diz, a mesma começou a ser construída com a criação do Campus do Mar, a Universidade Atlântica do Mindelo, a Escola do Mar e o Instituto do Mar, considerados pilares fundamentais do projecto. Outra base importante, acrescentou UCS na inauguração da sede, é o Terminal de Cruzeiros do Porto Grande.