Os 50 anos da morte de Amílcar Cabral, principal arquiteto da independência da Guiné Bissau e de Cabo Verde, vai ser assinalado no dia 05 de setembro, com uma conferência internacional, na sala Giuliani do Instituto Romano de San Michele, em Roma. Á margem desta conferência, será assinado um acordo entre a Fundação Lelio e Lisli Basso e a Associação Tabanka Onlus.
A conferência denominada “Cabral, um homem de paz”, é promovida pela Fundação Lelio e Lisli Basso Onlus e Tabanka Onlus com a colaboração do NCC- CNN e Diáspora Africana e contará com a participação de várias individualidades italianas e africana. Será presidida por Franco Ippolito, presidente da Fundação Lelio e Lisli Basso onlus, e terá palestras de Livia Turco, presidente da Fundação Nilde Iotti; Giorgio de Marchis, Cátedra Agostinho Neto da Universidade Roma Tre.
Contará ainda com a presença de Filomeno Lopes, jornalista e escritor; Maria Odete da Costa Semedo, escritora, deputada e Presidente da Comissão Permanente Especializada da Mulher e Criança junto da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau; Gianni Tognoni, secretário-geral da Tribunal Popular Permanente e será coordenado pela socióloga Maria José Mendes Évora.
São ainda convidados, Fabio Liberati, director do Instituto Romano de San, Michele e Amedeo Ciaccheri, presidente do Município VIII de Roma Capital. Ainda, os embaixadores da República de Angola, de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de Moçambique, para além do Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para Cultura e Educação da Santa Sé.
À margem do encontro, será assinado um acordo entre a Fundação Lelio e Lisli Basso onlus e PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), que se compromete a doar a Fundação Basso cópia digital de alguns materiais contidos no Fundo Polimeni, incluindo fotos de cartazes de Amílcar Cabral. O partido aceita ainda doar documentação original sobre Amílcar Cabral para o Arquivo Histórico de Fundação Basso.
Segue-se uma performance teatral intitulado “Cabral Morto?”, editado pelo Grupo Cabral Itália, com direcção de Jorge Canifa Alves. Também está prevista a exibição de um video do repertório de fotografias de Bruna Polimeni e e apresentação de um calendário para 2024 dedicado a Amilcar Cabral.