Já está a chover em Assomada, interior de Santiago, resultado de uma depressão tropical que está a passar por Cabo Verde, conforme informação do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísico. Este garante que o país está sob vigilância do estado do tempo e as previsões da sua evolução serão continuas.
Segundo o INMG, a depressão tropical, que se aproxima de Cabo Verde com possibilidade de ocorrência de chuvas e ventos fortes, especialmente nas ilhas de Sotavento, está a obrigar as autoridades a estarem em situação de atenção e as previsões da sua evolução serão continuas e actualizadas.
“As previsões apontam para a formação de um sistema de baixa pressão junto a Costa Ocidental Africana, próximo do Senegal, com forte probabilidade de evoluir para uma depressão tropical nas próximas 48h enquanto desloca-se na direção Oeste-Noroeste”, revela o instituo em nota.
Esta depressão tropical, acrescenta, pode condicionar o estado do tempo em todo o arquipélago hoje e amanhã. “A deslocação deste sistema poderá ser acompanhada de ocorrência de precipitação, intensificação do vento e possível agravamento do estado do mar”, finaliza.