Chegaram as 150 mil doses de AstraZeneca doadas pelos Países Baixos

As 150 mil doses da vacina AstraZeneca doadas por Holanda chegaram esta tarde ao país, tornando-se os Países Baixos no maior doador do imunizante contra a Covid-19 de Cabo Verde. A par das vacinas, no mesmo voo da TUI chegou uma equipa de 35 profissionais de Saúde, entre médicos, enfermeiros e estudantes de medicina, holandês e descendentes de cabo-verdianos para apoiar a campanha de vacinação contra a Covid-19 em curso no país.

O Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, que esteve no Aeroporto Internacional Nelson Mandela, considerou que se trata de uma “ajuda muito valiosa” para o país, sobretudo no momento em que muitos países estão com dificuldades de acesso às vacinas através do mecanismo da Organização Mundial da Saúde, a Covax.

Equipa de enfermeiros e médicos holandeses e descendentes de cabo-verdianos

Segundo o DNS, as vacinas vão permitir continuar a inocular a população elegível e cobrir mais pessoas, bem como continuar a prosseguir a meta de contemplar 70% da população até ao final do ano. Quanto às equipas de profissionais da Saúde que chegaram, de acordo com Jorge Barreto, irão reforçar os profissionais de Saúde que estão a trabalhar nos municípios de Santiago, designadamente Praia e Santa Catarina de Santiago.

A chegada das vacinas foi ainda testemunhada pelo Diretor do Gabinete dos Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos, e pela Delegada de Saúde da Praia, Ulardina Furtado.

De recordar que o anúncio da chegada das 150 mil doses da vacina foi feito na sexta-feira, 01 de julho, pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, À margem de uma visita efetuada a Região Sanitária Santiago Norte.

Sair da versão mobile