Vai ser inagurado, no dia 05 de novembro, o primeiro Centro de Gestão de Riscos do Sistema Nacional de Farmacovigilância, no Hospital Baptista de Sousa, no quadro da nona edição da campanha global MedSafetyWeek (Semana Internacional da Segurança do Medicamento). Esta semana tem como principal objetivo encorajar a notificação de reações adversas a medicamentos e aumentar o conhecimento sobre os sistemas nacionais de farmacovigilância.
A cerimónia oficial de abertura deste Centro de Gestão de Riscos vai acontecer em um dos hotéis da ilha de São Vicente e será antecedida de acções de sensibilização em duas farmácias comunitárias, no dia 04, no caso nas farmácias do Leão e do Mindelo. Do programa consta ainda uma sessão de capacitado em “Avaliação da Causalidade” para profissionais de saúde afectos ao espaço.
A sessão será presidida pela administradora executiva da Entidade Reguladora Independente, Patricia Miranda Alfama, e contará com a presença da presidente do Conselho de Administração do HBS, Helena Rodrigues, e da Directora Nacional da Saúde, em representação da tutela, Ângela Gomes.
A directora de Gestão do Risco de Medicamentos da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Márcia Silva, vai apresentar a experiência internacional desta instituição e Ester Oliveira, directora de Regulação Farmacêutica da ERIS, o projecto piloto para a abertura do Centro de Gestão de Risco da Região Norte. O encerramento estará a cargo da administradora executiva da ERIS.
Para o dia 8, está agendado uma Webinar intitulado “Erros de medicação. Como prevenir?”. Já em Santiago, mais precisamente na cidade da Praia, está previsto a realização de sensibilização em três farmácias: Central, Universal e 2000.
A Semana Internacional da Segurança dos Medicamentos, refira-se, é um evento anual organizado pelo Uppsala Monitoring Centre, o centro colaborador da OMS e tem como objetivo principal encorajar a notificação de reações adversas a medicamentos e aumentar o conhecimento sobre os sistemas nacionais de farmacovigilância. Este ano envolve 104 organizações em 91 países, sendo a ERIS uma das organizações parceiras, liderando as celebrações aqui no país.
Em Cabo Verde, a campanha contará também com a participação de instituições parceiras, nomeadamente, as ordens profissionais, as universidades com as quais a ERIS tem Protocolo de Colaboração e as Câmaras de Comércio.