Os Correios de Cabo Verde recebem esta sexta-feira, na sua sede na cidade da Praia, uma comitiva da Polícia Judiciaria, presidida pela Directora Nacional, Ivanilda Mascarenhas. As duas instituições vão discutir a possibilidade de colaboração institucional, os desafios da segurança nacional através da Rede Postal Pública, de entre outros assuntos considerados relevantes.
Em nota, os Correios de Cabo Verde informam que detém a maior rede de distribuição de correspondência e mercadorias em Cabo Verde. Diz ainda que a chave para o futuro da empresa é a inovação, a integração e a inclusão, enquanto meio de comunicação mais antigo e que continua desempenhando um papel fundamental na transmissão de informações e transporte de mercadorias.
“A contínua inovação e diversificação da oferta trazem consigo novas abordagens e desafios na segurança”, lê-se na nota, que realça ainda que, desta diversificação destaca-se o seu papel no e-commerce e na facilitando do comércio. Aliás, foi com este propósito que se associou ao Global Securex, um projecto que visa trabalhar e melhorar às transações postais e nível global.
É neste sentido que, os Correios de Cabo Verde recebem uma comitiva da PJ, numa missão para, entre outros, abordarem a colaboração institucional, os desafios da segurança nacional através da Rede Postal Público, a integridade das operações, cadeia postal e inviolabilidade das correspondências.
O encontro vai ser aproveitado ainda para socializar as ferramentas tecnológicas da Polícia Cientifica para melhoria de controlo das mercadorias e objectos postais e partilha de informações, bem como para a securização das transações postais a nível nacional e novas abordagens da gestão de riscos.
A visita, acrescenta, terá dois momentos, sendo o primeiro na sede onde serão partilhados os novos desafios de segurança nacional dos CCV e, um segundo momento, que acontecerá no Centro de Permuta, em Achada Grande, o maior centro de produção postal de Cabo Verde.