A versão digital do catálogo “Espécies Marinhas da Enseada de Coral da Lajinha” deve estar pronta daqui a pelo menos três semanas. Neste momento, segundo o engenheiro e docente Guilherme Mascarenhas, o designer gráfico está a ultimar algumas correções para poder colocar esse trabalho científico online para download gratuito.
“Depois disso vou ter de arranjar revisores científicos para cada um dos capítulos e lançar a bra em formato impresso. Temos de evitar erros que eventualmente possam haver no trabalho digital”, informa este activista ambiental.
Segundo Guilherme Mascarenhas, o livro cataloga as espécies existentes na enseada de coral da Lajinha e na própria extensão desta praia da cidade do Mindelo, ilustrado com fotografias da sua autoria dos peixes, corais, anémonas, moluscos e esponjas marinhas nesse habitat. Para cada uma das espécies contou com a colaboração de especialistas cabo-verdianos e estrangeiros, pelo que o livro, iniciado em 2013, é resultado do trabalho de muita gente. Além disso, enfatiza que o livro auxilia quem visita a trilha subaquática instalada nessa pequena baía de coral.