Capitão de Fragata Rodrigo Antunes assume chefia da  missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde

O Capitão de Fragata Rodrigo Otávio Escobar Antunes vai assumir o cargo de Missão de Assessoria Naval do Brasil em Cabo Verde (MAN Cabo Verde), numa cerimónia que acontece na próxima segunda-feira, 21, no comando da Guarda Costeira em São Pedro, São Vicente. 

Em comunicado, o Capitão de Fragata Bruno Rocha informa que a MAN Cabo Verde está sediada em S. Vicente desde julho de 2015 e tem como missão prestar assessoria militar, técnica e administrativa à Guarda Costeira de Cabo Verde (GCCV) a fim de contribuir para estruturação e crescimento da mesma e fortalecer os laços de amizade entre os dois países. Diz ainda que, no âmbito dessa cooperação militar entre a Marinha do Brasil e a Guarda Costeira, vários temas estão a ser trabalhados, designadamente assessoria na elaboração, desenvolvimento e execução dos Cursos de Formação de Marinheiros, com a formação de 238 Marinheiros para a GCCV e no treino interno dos meios navais.

Ainda: assessorias na confecção de documentos normativos e doutrinários para o incremento da qualificação dos militares do Pelotão de Abordagem e nos planos de manutenção e reparos dos meios navais da GCCV, apoio e ligação entre os meios navais dos dois países por ocasião das comissões Guinex e Obangame Express, auxiliando as atividades realizadas no país e assessorando os treinamentos realizados a bordo dos navios da Marinha do Brasil (MB).

Igualmente apoio técnico na instalação, manutenção e reparo dos equipamentos de Comunicação disponibilizados pela MB à GCCV, às atividades SAR (Search and Rescue), apoio e intermediação por ocasião das doações realizadas pela MB nos últimos anos (uniformes e equipamentos de comunicação), treinamentos específicos de primeiros socorros e apoio às atividades na área de Saúde da GCCV e apoio técnico à instalação dos novos equipamentos no NP Guardião.

O Chefe da MAN Cabo Verde, prossegue, coordena os trabalhos desempenhados por cinco Suboficiais com habilitações nas áreas de Máquinas, Eletrônica, Operações Radar, Enfermagem e Mergulho de Combate. “Tal composição proporcionará a devida assessoria ao Comando da Guarda Costeira, pois contará com pessoal especializado e com as competências nas vertentes de treino e manutenção, áreas primordiais para o contínuo desenvolvimento da Guarda Costeira de Cabo Verde”, sublinha.

A MAN Cabo Verde, refira-se, exerce um importante papel no relacionamento entre o Brasil e Cabo Verde e formaliza a cooperação de defesa entre os dois países. As atividades realizadas pela MAN contribuem na preparação da GCCV. Têm impacto direto na capacidade de Cabo Verde de se contrapor aos crimes transnacionais em suas águas jurisdicionais e, por conseguinte, contribuem para a garantia da Segurança Marítima do Atlântico e para a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).

Sair da versão mobile