Os jovens de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau têm até amanhã para formalizar a sua candidatura ao 1º Fórum Regional da Juventude, que vai acontecer entre os dias 7 a 9 de julho no município da Ribeira Grande. Organizado pelo Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude, este fórum tem com publico-alvo jovens líderes com referência nas suas comunidades.
Este fórum regional é uma recomendação do “Fórum Nacional da Juventude”, ocorrido em 2021, no município da Ribeira Brava, em São Nicolau, diz o responsável de comunicação do Instituto do Desporto e da Juventude. “O IDJ acolheu esta ideia e decidiu este ano realizar quatro foras regionais, sendo esta a primeira em Santo Antão, destinados a jovens destas três ilhas vizinhas. Os demais serão anunciados posteriormente e vão acontecer no Sal (aberto a jovens do Sal e Boa Vista), em Santiago e no Fogo, abarcando na sequência as outras ilhas próximas”, refere.
Mas, para participar, os interessados deverão submeter a sua candidatura, sendo o principal critério de selecção o trabalho que o jovem faz na sua comunidade. “A candidatura é aberta à todos os jovens, mas os jurados vão priorizar os que estão inscritos em associações, que fazem trabalhos comunitários e são referência. Estas características devem constar da candidatura, devidamente justificados”, clarifica.
Relativamente ao objectivo deste Fórum Regional, p IDJ diz tratar-se, no fundo, de mais um espaço de dialogo entre o poder público e a juventude e de intercâmbio. Isto porque, afirma, os jovens vão poder trocar experiência e ficam depois responsáveis por passar a palavra e levar para as suas comunidades informações os temas discutidos e as soluções apresentadas.
“Esta iniciativa tem por objectivo principal preparar os jovens dos diferentes municípios para participarem no Fórum Nacional da Juventude e construir um debate acerca dos desafios da a nível local para, num segundo momento, trabalhar estas questões a nível nacional”, lê-se no comunicado do IDJ, acrescentando ainda que o fórum busca também criar um espaço seguro de diálogo onde os jovens possam questionar e dar os seus imputs, enquanto protagonistas da sociedade cabo-verdiana
A iniciativa enquadra-se no programa YouthConnekt Cabo Verde, executada pelo Instituto do Desporto e da Juventude, com a parceria técnica e financeira dos escritórios das Nações Unidas (PNUD, UNICEF e UNFPA), engajamento das Câmaras Municipais, entidades público-privadas e sociedade civil.