Cabo Verde vai acolher no próximo mês de Setembro a 64ª da Comissão Regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) para África. O acordo foi rubricado ontem pelo Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, e o Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, em Windhoek, Namíbia. Este acordo outorga a Cabo Verde o a coorganização com este organismo das Nações Unidas desta reunião magna da Comissão Regional da OMT para África (CAF) e, paralelamente, a 2.ª Edição do Fórum Global do Turismo para o Investimento em África, que acontecem, de 2 a 4 de setembro próximo em Santa Maria, Ilha do Sal, revela o Governo em comunicado.
Estes dois eventos vão decorrer sob o signo de investimento no turismo em África, numa altura em que todos os esforços estão concentrados na retoma e recuperação do turismo. Estes têm ainda na agenda a marcas para o turismo, tanto do continente africano como dos seus diferentes estados-membros da OMT e a Inovação Tecnológica como aceleradores da retoma e recuperação do Turismo, que se quer mais sustentável e inclusivo.
No acto da assinatura, Carlos Santos realçou o compromisso do Governo de Cabo Verde com a OMT e com o continente africano, ao mesmo tempo que apelou para a responsabilidade dos ministros africanos no seio da OMT na reunião que vai anteceder a 24ª a 24.ª Assembleia Geral da organização em outubro, no Marrocos, na construção de uma organização forte, resiliente e alinhada com as novas prioridades que a fase pós-pandémica exige.
Por seu lado, o Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, destacou a importância que o país vai tendo no seio da organização e lembrou o grande evento que foi a 1.ª Conferência Ministerial sobre o Turismo e Transporte Aéreo em África em março de 2019, na ilha do Sal, até hoje um dos maiores, se não o maior evento realizado sob a égide da OMT em África. Aproveitou ainda para enfatizar o ponto da agenda sobre a iniciativa da criação da Marca Turística de África, em que Cabo Verde é um dos dois Estados-membros africanos contemplados com projeto piloto, ainda este ano.
Cabo Verde é membro da OMT desde 2001 e foi, pela primeira vez, eleito para o Conselho Executivo, em setembro de 2017, para um mandato de quatro anos e procura uma reeleição na próxima assembleia geral. Atualmente, o país é um dos vice-presidentes da AG e, em durante 2020-2021, exerceu a vice-presidência do Conselho Executivo, sendo que, em todos os cargos, esteve sempre em representação do continente africano.