Cabo Verde sem novos casos de Covid-19 e com testes negativos

No dia Mundial da Saúde, 07 de abril, Cabo Verde não registou nenhum novo caso de coronavírus e os dois testes pendentes de ontem da ilha da Boa Vista deram negativos, informou esta tarde o Director Nacional da Saúde, na sua habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no arquipélago. 

Artur Correia fez ainda um reconhecimento público aos profissionais da Comunicação Social que, afirma, têm feito um trabalho meritório para, com transparência, levar as noticias aos cabo-cabo-verdianos e que estão dependentes dos jornalistas e do ministério da Saúde no que respeito as informações sobre a evolução da pandemia covid-19. Igualmente aos técnicos de saúde, em especial aos radiologists e técnicos de radiologia que, afirmou, são uma peça fundamental no processo investigativo e de confirmação diagnostica nesta problemática da covid-19.

Vimos lançando a mensagem de alerta permanente. Felizmente estamos com poucos casos. Temos conseguido retardar a evolução da epidemia no país. Mas não devemos ficar a sombra desses resultados. O mundo já provou que este jogo pode ter uma reviravolta repentina. Portanto, temos de estar preparados, obedecer e cumprir com zelo as medidas do Estado de Emergência e as de distanciamento social”, reforçou

Questionado sobre a existência ou não de um plano para proteger as cadeias nacionais, Artur Correia garantiu que medidas foram adoptadas desde a primeira hora. Em concreto, disse, proibiu-se a entrada de visitas e os novos reclusos são colocados em quarentena, antes de se juntarem aos demais presos. As cadeias seguem ainda as medidas de higiene e de boa conduta, em consonância com o Plano Estratégico. O DNS admite alguma dificuldade em manter o distanciamento, sobretudo na Cadeia da Praia por causa da superlotação, mas diz que, neste momento, a prioridade é evitar a entrada do vírus naquele estabelecimento de detenção. 

Já relativamente aos ventiladores, o Director Nacional da Saúde garantiu que Cabo Verde possui neste momento 50 aparelhos funcionais e prevê a vinda em breve de mais um lote para que, em finais de maio, o país tenha um total de 125. “Deixou de ser um problema o acesso a ventiladores nesta fase de preparação para qualquer eventualidade que venha a acontecer. A cada dia que passa a nossa resiliência e capacidade de resposta está melhor. Este é o caminho para um eventual agravamento da situação.”

Questionado se está a acompanhar a evolução do estado de saúde dos turistas infectados e que foram evacuados para os seus países, este garantiu que as autoridades de saúde estão concentrados no território nacional. Mas também estão atentos aos nosso emigrantes, um acompanhamento que vai ser se será possível fazer mais de perto, através dos Negócios Estrangeiros. 

De referir que, neste momento, Cabo Verde tem capacidade para realizar dezenas de testes diários, através do Laboratório Nacional de Virulogia. Mas escusou-se de precisar um número. Quanto à vigilância das pessoas em quarentena obrigatória nos hotéis, voltou a garantir que estes empreendimentos estão fechadas e vigiados por elementos da Protecção Civil e da Policia Nacional para reforçar a vigilância. 

Sair da versão mobile