Cabo Verde e Brasil assinaram seis acordos de cooperação com vista a reforçar as relações bilaterais e aprofundar a cooperação em áreas consideradas estratégicas, anunciou ontem o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, no regresso ao arquipélago após uma visita de trabalho àquele país da América latina. Segundo José Luís Livramento, a assinatura destes acordos integra a estratégia do Governo de transformar Cabo Verde numa plataforma de logística e comércio do Brasil em África.
Com estes acordos, diz o governante, os dois países iniciam um novo patamar nas suas relações, em primeiro lugar para potenciar os investimentos e proteger os trabalhadores brasileiros no país e os cabo-verdianos no Brasil. “Assinamos acordos na área de segurança social, a nível de implementação e da melhoria da atividade da gestão da qualidade, da propriedade intelectual em Cabo Verde, mas também a nível da regulação farmacêutica, alimentar e da saúde, para além de um novo acordo indicativo”.
Realizou-se também um fórum empresarial que, garantiu Livramento, foi muito concorrido, onde foram apresentadas as prioridades, as áreas estratégicas e oportunidades de negócios em Cabo Verde, e participaram num evento promovido pela Expo Brasil. O ministro destacou ainda uma audiência que teve com o presidente da Câmara de Deputados e reuniu-se com a comunidade cabo-verdiana de S. Paulo, concretamente em Santo André, que é muito ativa e tenta ligar a atual geração à nossa cultura.
“Foi uma visita altamente frutuosa, com acordos assinados, com promoção do nosso país a nível empresarial, participação em eventos, audiências e contactos com a própria comunidade, sempre o certo, e repito, queremos um Cabo Verde plataforma de energia na África”, resumiu, lembrando que a visita teve a duração de 3 a 7 de fevereiro, cujo principal propósito foi a promoção da economia de circulação, trazendo para o país agentes económicos com a intenção de, a partir daqui, exportarem para as regiões vizinhas, nomeadamente para os país da CEDEAO e outros, e ainda para Europa e EUA.
Livramento garantiu ainda que foi muito bem recebida no Brasil a notícia da retoma das ligações aéreas entre os dois países, inclusive o ministro dos Portos e da Aeronáutica esteve presentes em vários dos eventos realizados por Cabo Verde. Também o presidente Lula da Silva manifestou satisfação porquanto, do seu ponto de vista, esta é uma oportunidade para uma região do Nordeste e para aquele país como um todo. “A nossa comunidade também ficou satisfeita porque a retoma deste voo implica passagens mais baratas e aumenta o turismo do Brasil e Cabo Verde, possibilidade que, a partir da cidade da Praia, se faça ligações com outros destinos, nomeadamente para a Europa”, apontou.
As ligações áreas entre os dois países deverão arrancar a 15 de maio. E a expectativa do ministro é que não fica por aqui, lembrando que antes da pandemia da Covid-19 havia quatro ligações semanais para o Brasil.
