Incentivar o desenvolvimento de serviços aéreos regulares entre Cabo Verde e a República Checa é um dos objectivos preconizados com o Acordo de Transporte Aéreo assinado por representantes destes dois países em Abuja, na Nigéria, cerimónia que aconteceu a margem da visita que o Ministro dos Negócios Estrangeiros efectuava a aquele país e no qual participou das sessões da CEDEAO.
O Governo de Cabo Verde esteve representado no ato pelo seu Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário junto da República Federal da Nigéria, Belarmino Monteiro Silva, enquanto que a República Checa esteve representado pelo seu Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, Zdenêk Krejcí. “As duas partes congratularam-se pela etapa bem-sucedida e auguraram êxitos no relacionamento entre os dois países, em particular no desenvolvimento dos serviços aéreos e no incremento do fluxo turístico entre as duas nações”, informa o gabinete do MNECIR.
Tomaram ainda parte da cerimónia, entre outros, o coordenador da Regulação Econômica da Agência de Aviação Civil, Carlos Monteiro, e o diretor-adjunto do Departamento da Aviação Civil da República Checa, Marek Skrna. Já sobre a missão do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional mais informações serão avançadas hoje numa conferência de imprensa balanço.
Importa referir que, durante a sua estada naquele país, Rui Figueiredo Soares participou da 49ª sessão ordinária do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO, que reuniu os Ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa ou de Segurança dos Estados Membros da Comunidade da África Ocidental; na 89ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros e da 62ª Cimeira da CEDEAO.