Cabo Verde celebra 80 anos das NU e 50 anos de parceria com diálogo intergeracional

O Sistema das Nações Unidas assinala esta sexta-feira, 25, os 80 anos da criação da organização num ano em que se comemora também os 50 anos da presença da ONU em Cabo Verde e os 50 anos da Independência. Para celebrar a dupla efeméride, realiza diálogo ntergeracional sobre o papel das Nações Unidas e a sua parceria histórica com Cabo Verde.

Diz a instituição que, mais do que uma data comemorativa, este é um momento de reflexão e renovação do compromisso com os princípios fundadores da Carta das Nações Unidas: a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento, que continuam a orientar o trabalho da organização em todo o mundo.

Sob o lema “Somos melhores Juntos”, as Nações Unidas em Cabo Verde promovem hoje, uma celebração que reunirá Representantes do Governo de Cabo Verde, o pessoal ativo e reformado, o Corpo Diplomático e autoridades nacionais e a sociedade civil, num diálogo intergeracional sobre o papel das Nações Unidas e a sua parceria histórica com Cabo Verde.

O evento terá lugar na cidade da Praia e contará com a presença da Ministra do Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, da Coordenadora Residente das NU, Patrícia Portela, do Decano do Corpo Diplomático, o Embaixador do Senegal, Ely Sy Beye, entre várias outras personalidades.

A cerimónia incluirá também uma visita à exposição “Cabo Verde e as Nações Unidas 50+ – Das Cantinas Escolares à Inteligência Artificial”, que retrata cinco décadas de cooperação e progresso conjunto, e culminará com um momento cultural e de confraternização entre os participantes. “Mais do que olhar para o passado, esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o presente e reafirmarmos o nosso compromisso com um futuro mais justo e mais humano. Um futuro construído baseado na solidariedade entre os povos, na dignidade humana e no desenvolvimento sustentável”, destaca Patrícia Portela.

Com 80 anos de história global e 50 anos de presença em Cabo Verde, as Nações Unidas renovam o seu compromisso de continuar a apoiar o país na aceleração da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Nascida das cinzas da II Guerra Mundial, as Nações Unidas são o resultado de um compromisso global para «salvar as gerações futuras do flagelo da guerra», diz. É um lugar onde todas as nações, grandes e pequenas, podem se reunir para resolver problemas que nenhum país consegue resolver sozinho.

Em Cabo Verde, prossegue, existem 20 agências, fundos e programas que integram a equipa das Nações Unidas. Juntos, trabalham lado a lado para apoiar as ambições de desenvolvimento do país, no  Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde 2023-2027, alinhado com as prioridades do Governo e com a Agenda 2030.

Conclui dizendo que, no âmbito do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde 2023-2027, orçado em cerca de 116 milhões de dólares americanos, já foram mobilizados 47 milhões em donativos para serem investidos no desenvolvimento do país.

Sair da versão mobile