O Banco Europeu de Investimentos garante na tarde desta quarta-feira, 04 de setembro, um financiamento de 37 milhões de Euros (4 mil milhões de escudos iniciativa) à iniciativa “Cabo Verde Regional Digital Connectivity” da CVTelecom. A assinatura do contrato de financiamento entre a maior empresa de comunicação do país e esta instituição financeira europeia vai ser presidida pelo Vice-Primeiro Ministro, Ministro das Finanças e da Economia Digital, Olavo Correia.
Trata-se de um financiamento para investimentos estratégicos no setor da economia digital, designadamente nos cabos submarinos interilhas, no reforço da conectividade internacional, no reforço de cobertura da internet móvel de banda larga através do 5G e nos sistemas de informação da empresa, informa a operadora em comunicado, sublinhando que a assinatura deste contrato ocorre no quadro da visita que os responsáveis de instituições financeiras europeias realizam ao país e que contempla ainda acordos nas áreas das energias renováveis e da economia azul, no quatro da iniciativa Global Gateway.
Para a CVTelecom a concretização deste contrato demonstra o seu compromisso na procura de parcerias que possibilitam e promovem o desenvolvimento do setor das comunicações no país. Afirmação reforçada pelo vice-presidente do BEI, Ambroise Fayolle, que considerou estas operações essenciais para o desenvolvimento e projecção de Cabo Verde na região.
Na mesma linha, segue a Directora-geral Adjunta das Parcerias Internacionais e Políticas de Desenvolvimento da União Europeia, Myriam Ferran.“Não estamos apenas a assinar acordos, estamos a comprometer-nos com uma visão de um Cabo Verde mais sustentável, resiliente e interligado”. Em termos concretos, destacou o caso da internet de alta velocidade para pessoas e empresas, realçando que o financiamento inclui cabos submarinos de conexão entre as ilhas.
De recordar que, em 2022, a UE apoiou a conexão de Cabo Verde com o mundo através do cabo de fibra ótica EllaLink, o que na sua opinião tem beneficiado apenas algumas ilhas devido a necessidade de melhorar os cabos inter-ilhas. “Precisamos também de conectar todas as ilhas entre si e com o mundo, e será nesse momento que os cabo-verdianos poderão sentir uma melhoria no acesso à internet de maneira significativa”, justificou, sustentando que o empréstimo de 37 milhões de euros à CVTelecom vai permitir uma melhoria significativa para que esteja ao alcance de todos os cidadãos.
A estratégia Global Gateway foi lançada pela União Europeia em 2021 e visa criar ligações sustentáveis e de confiança em benefício das pessoas e do planeta, num processo que inclui os 27 Estados Membros e o BEI para diminuir o défice de financiamento. Para Cabo Verde, este banco aprovou um financiamento um financiamento de 114 milhões de euros para financiar a reabilitação e ampliação de portos em Santo Antão, São Vicente e Sal, e ainda o estaleiro naval da Cabnave.