Uma avaria na plataforma do serviço da CV Multimédia provocou no início da manhã de sexta-feira momentos de instabilidade na internet, segundo um comunicado emitido pela empresa, realçando que os serviços foram repostos poucas horas depois. Mas a verdade é que há vários meses que a internet fixa e móvel em Cabo Verde está muito lenta, para desespero das empresas e instituições, nomeadamente os bancos, que precisa de conexão.
De acordo com o comunicado da CV Multimédia, por causa da avaria, os serviços de Televisão por assinatura, internet fixa e móvel (2G e 3G) registaram momentos de instabilidade. “A anomalia foi constatada às 6h50. Entretanto, a origem do problema foi logo identificada e os serviços foram repostos gradualmente ao longo da manhã”, informou Samira Furtado, do gabinete de Gestão da comunicação, Imagem e Marca da CV Multimédia.
Mas, na prática, não foi isso que se verificou. Até por volta das 11 horas, a maioria dos bancos que operam em São Vicente ainda estavam sem sistema. Mas este é uma situação frequente, não só nos bancos, como também nas empresas que precisam de internet para funcionar.
No caso dos sites de notícias, entre os quais o Mindelinsite, a situação é ainda mais complicada devido a lentidão e/ou quebra de internet. Isso porque, as vezes, publicar uma pequena notícia exige um exercício de paciência enorme, o que dificulta a actualização e acaba por ter reflexos na qualidade dos textos, para além do stress que provoca nos jornalistas.
Fonte da empresa em São Vicente garantiu ao Mindelinsinte que esta situação resulta da saturação da rede devido a demora na realização dos investimentos previstos, designadamente a colocação de mais antenas de transmissão ou o reforço dos que já existem. Confrontados com esta informação, a empresa preferiu remeter-se ao silêncio.
Constânça de Pina