A Associação Literacia Para os Media e Jornalismo (ALPMJ), que surgiu da necessidade de formar os cidadãos nas questões complexas do jornalismo e dos média da informação e da desinformação, realiza nos dia 7 e 8 de novembro um seminário em literacia mediática nas instalações da Universidade de Cabo Verde em São Vicente. Tem como público-alvo um grupo de 20 jornalistas e outros comunicadores, professores e investigadores, que podem posteriormente desenvolver atividades nesta matéria junto de outros públicos.
São formadores deste seminário sobre literacia para os média e jornalismo Ana Pinto Martinho, Cristina Ferreira, João Rosário, Isabel Nery, Paulo Nogueira, Sofia Branco e Vítor Tomé e terá um total de 18 horas. Neste sentido, será apresentado na terça-feira, 7 de outubro, a partir das 9 horas, o projecto “Literacia para os Media e Jornalismo” por Sofia Branco/Isabel Nery.
Na sequência, será feito um enquadramento histórico-conceptual da literacia para os média e o ‘Ponto da situação em Cabo Verde: que jornalismo e que literacia?’, com convidados e moderação de João do Rosário. No período da tarde, seguem-se os temas ‘Desafios e oportunidades do contexto cabo-verdiano e dinâmicas de dois grupos, que ocorrem em simultâneo.
O primeiro grupo vai centrar-se em jornalismo, ética e Código Deontológico; notícia, valores-notícia e critérios de noticiabilidade e géneros jornalísticos e fontes de informação, por Paulo Nogueira. O segundo em cidadania digital, formação de públicos ativos e críticos, relação entre jornalistas e cidadãos, consumo de notícias, redes sociais e desinformação com Isabel Nery
Para o segundo dia, vão analisar as técnicas, ferramentas e recursos pedagógicos, dinâmicas de grupos tendo como relatora Sofia Branco. Os participantes do primeiro grupo vão fazer o enquadramento empresarial da comunicação social em Cabo Verde, instrumentos de regulação, perfil dos jornalistas cabo-verdianos, jornalismo de proximidade, com João Rosário. Os do segundo a Inteligência Artificial: desafios e oportunidades, com Ana Pinto. No final, será feito um resumo dos debates pelos relatores.
A Associação Literacia Para os Media e Jornalismo, refira-se, conta com uma bolsa de formadores de quase 200 jornalistas e outros comunicadores, investigadores e professores. Fundada em 2020, a ALPMJ tem desenvolvido trabalho em dois eixos: compreender os media e criar espírito crítico.
Faz parte do projecto internacional Observatório Ibérico da Desinformação. Este ano decidiu estender as suas ações de formação a um território de língua oficial portuguesa. Cabo Verde foi o país escolhido para realizar o seminário, em parceria com a UniCV, para jornalistas e outros comunicadores, que possam desenvolver atividades na matéria junto das escolas e outros públicos.