O Professor José Arlindo Barreto foi eleito Reitor da Universidade de Cabo Verde, com 60,3% dos votos, de acordo com os dados do apuramento provisório. Numa primeira reacção, o agora reitor destacou a participação massiva no processo eleitoral.
Os dados provisórios da Comissão Eleitoral revelam que José Arlindo Barreto obteve 60,3% votos, Maria de Lourdes Gonçalves, 21,78% e Odair Barros-Varela, 15,91% dos votos. “Houve uma boa votação passiva, pelo menos dos professores e dos funcionários. Já dos estudantes, esperava que houvesse mais, mas acho que é o exemplo nos tempos que correm”, declarou Arlindo Barreto.
Este promete agora trabalhar para “arrumar a casa”, contando com contribuição de todos. “Estou feliz, estou muito contente com o trabalho produzido pelos elementos do grupo, com a forma como os debates correram, recebi muitas felicitações, acho que os outros candidatos também. Gostaria aqui de parabenizar os que participaram nesses debates também, a Maria de Lourdes Gonçalves e o Odair Varela, pela disponibilidade em refletir e trabalhar pela academia”, acrescentou.
O novo Reitor José Arlindo Barreto será nomeado pelo membro do Governo que tutela o ensino superior. A nova equipa reitoral da Uni-CV iniciará as funções no próximo dia 25 de março de 2022, e terá um mandato de quatro anos.
A votação decorreu ao longo do dia de ontem, no dia 19 de janeiro, das 9h às 17h.
C/Inforpress