A Associação Filhos e Amigos da Boavista Itália presta hoje homenagem a Aristides Pereira, ex-Presidente da República e filho da chamada ilha das dunas, num acto que se enquadra na celebração do décimo aniversário dessa instituição fundada por emigrantes. O programa inclui dois dias de actividades, que os organizadores querem aproveitar para dar a conhecer aos filhos de cabo-verdianos em Itália a figura pública do falecido político.
Ontem, essa associação reuniu a comunidade num jantar de gala para sócios, amigos e convidados, na Casa Degli Aviatori, Viale dell’ Università em Roma. De acordo com o Presidente da Associação, Danilo Brito, para 29, dia do aniversário da associação, que coincide com a festa de São Pedro, está programada uma conferência que homenageia o primeiro Presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, e reconhece a importante contribuição do ex-dirigente na luta pela independência e na afirmação de Cabo Verde como nação democrática. Além disso, o acto visa mostrar a outra faceta do Aristides Pereira como cidadão normal aos filhos Cabo-verdianos nascidos em Itália.
A abertura da conferência está marcada para as 15 horas em Roma, no auditório — Don Sebastiano Plutino, hotel casa tra noi, em via Monte Del Gallo, com a explanação do tema “De Fundo das Figueiras para o mundo e regresso” pelo orador João Pereira Silva, ex-combatente da liberdade de Cabo Verde e Guiné-Bissau e várias vezes Ministro da República de Cabo Verde. A seguir, os oradores José Vicente Lopes, Filomeno Lopes e João Pereira Silva vão falar do papel de Amílcar Cabral e Aristides Pereira na luta pela independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau.
Um dos destaques da programação também é apresentação do livro “A minha vida, a nossa história” pelo jornalista, escritor e autor da obra, José Vicente Lopes, que encerra as actividades da comemoração dos 10° aniversário da associação, moderadas pela jornalista da rádio Vaticano, a cabo-verdiana Maria Araújo Évora.
As festividades do décimo aniversário da fundação da Associação Filhos e Amigos da Boavista Itália faz distinção aos sócios fundadores e aos ex-Presidentes da Associação.