O ano lectivo 2023-2024 arranca no dia 01 de setembro e as aulas no dia 18 em todo território e em todas as escolas do pré-escolar, do básico e do secundário sob o signo da continuidade e do reforço da confiança, conforme anúncio feito pelo ministro da Educação ontem em Santa Cruz, na abertura do Conselho Alargado do ministério, que reuniu dirigentes dos serviços centrais e delegados dos 22 concelhos de Cabo Verde.
Este ano, a cerimónia central e oficial do ano lectivo será realizado na cidade da Ribeira Grande, Santo Antão. Em termos de novidades para este ano lectivo que, segundo Amadeu Cruz será de reforço da confiança, destacou a continuidade da reforma curricular para o ensino secundário (via geral e técnica), com reforço do ensino das ciências, línguas (nacional e estrangeiras) e das tecnologias digitais.
Criação de condições institucionais para a reestruturação do ensino pré-escolar, em sintonia com as câmaras municipais, implementação do ensino nacional integrado de formação continua e inicial de professores, formadores e dos agentes educativos são outras medidas adoptadas para 2023-2024.
A estes se juntam ainda a implementação de politicas de educação e formação profissional de adultos, visando a inclusão social, a educação da pobreza e a promoção do autoemprego e do empreendedorismo; a continuação da melhoria das infraestruturas educativas; a realização da 2ª edição das Olimpíadas do Desporto Escolar em 2024 e a dinamização de atividades culturais envolvendo professores e toda a comunidade educativa.