O deputado Amadeu Oliveira foi levado ao final desta tarde de urgência para o hospital Baptista de Sousa com fortes sintomas de febre e dificuldades respiratórias. A informação foi confirmada ao Mindelinsite por António Monteiro, presidente da UCID, que se mostra preocupado com o estado da saúde do jurista e eleito da nação.
“Temos estado a chamar atenção para a situação do Amadeu Oliveira, já dissemos bastas vezes que ele está doente, mas nada acontece. Confesso que eu já começo a ficar muito indignado com o tratamento que estão a dispensar ao Amadeu e, a continuar assim, um desses dias sou eu que mandam prender”, desabafou o líder dos democratas-cristãos em conversa telefónica com este jornal.
Segundo Monteiro, ao início da tarde de hoje esteve com Amadeu Oliveira na cadeia de Ribeirinha, onde está preso desde 18 de julho, e ele estava vestido com quatro camisolas e um casaco, de tanto frio que sentia. Para ele, isto ilustra o estado de saúde do deputado, se levarmos em conta o calor que se faz sentir neste momento em S. Vicente.
Pelas informações que dispõe, Amadeu Oliveira terá sido levado para o hospital por volta das 16 horas e encontra-se ainda a fazer exames para se saber o que o está a apoquentar.
Abordado por este jornal, Salvador Mascarenhas diz estar também ao corrente do caso e que Oliveira deverá passar esta noite no HBS em observação por estar bastante debilitado e com dificuldades respiratórias. O líder do movimento Sokols confidenciou ao Mindelinsite que o jurista mandou dizer-lhe que não quer sair da cadeia devido a problemas de saúde, mas sim pela via da justiça.