Amadeu Oliveira foi detido pela Polícia Nacional esta tarde no Aeroporto Internacional Cesária Évora em São Vicente, após desembarcar de um voo proveniente da cidade da Praia. Esta informação foi confirmada ao Mindelinsite pelo presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), António Monteiro.
As informações ainda são escassas. Aliás, ninguém sabe ao certo as razões desta detenção, a segunda consecutiva em menos de 24 horas. O líder da UCID confirma que, de facto, Oliveira encontra-se detido e está incontactável. “Posso confirmar que o deputado Amadeu Oliveira foi detido esta tarde, após desembarcar em São Vicente. Mas, pelas informações que tenho, ele vinha para se entregar à Justiça, mas optaram por fazer a sua detenção no aeroporto”.
Ao que o Mindelinsite conseguiu apurar, Amadeu Oliveira foi detido no cumprimento de um mandado emitido pela Procuradoria da República, fora de flagrante. Vai ser entregue amanhã, segunda-feira, ao Tribunal de Relação de Barlavento para primeiro interrogatório de arguido detido, na qualidade de deputado da Nação. “Já era público que o PGR tinha emitido um mandado de detenção. Por isso, esta detenção não é uma surpresa”, revela uma fonte.
Eleito pelas listas da UCID por São Vicente, o deputado já tinha admitido publicamente por diversas vezes que iria se entregar às autoridades em São Vicente para ser ouvido, no âmbito do processo em que ajudou o arguido Arlindo Teixeira, que se encontrava em prisão domiciliária em São Vicente, a sair do país e viajar para França. De recordar que a Comissão Permanente da Assembleia Nacional decidiu no dia 12 de Julho, por unanimidade, isto é inclusive com voto favorável do próprio Amadeu Oliveira, autorizar a detenção do deputado.
Entretanto, o Comando Regional da Polícia Nacional em São Vicente acaba de confirmar, em comunicado, que procedeu hoje, por volta das 17h36, no Aeroporto Internacional Cesária Évora, a detenção, fora de flagrante, do deputado Amadeu Oliveira, dando cumprimento ao mandado de detenção emitido contra a sua pessoa, pela Procuradoria da República do Círculo de Barlavento.
Este informa ainda que Oliveira será entregue às instâncias judiciais nas primeiras horas desta segunda-feira, 19, para primeiro interrogatório.