Amadeu Cruz promete continuar a trabalhar em diálogo para consolidar o sistema educativo

Amadeu Cruz retomou esta sexta-feira, 21 de maio, as suas actividades como ministro da Educação, 14 horas depois de tomar posse como ministro da Educação do VIII Governo Constitucional da II República, liderado por Ulisses Correia e Silva e promete continuar a trabalhar com a mesma motivação e em diálogo. “Reassumo estas funções com sentido de missão para servir sempre o nosso país com humanismo, humildade e responsabilidade”, afirmou este governante.

Mas antes, Amadeu Cruz felicitou o Primeiro-ministro e agradeceu-lhe pela confiança depositada em sua pessoa para continuar a desempenhar as funções de Ministro de Educação, iniciadas em dezembro de 2020, e membro do seu Governo desde janeiro de 2018. “Reassumo com a mesma motivação de continuar a trabalhar em diálogo com toda comunidade e agentes educativos na consolidação do nosso sistema de ensino, da base ao topo, do pré-escolar, ensino básico, secundário e superior, assente nos princípios da qualidade, da inclusão e da resiliência”, declarou o governante.

Este destacou ainda para destacar a confiança dos professores, dirigentes e demais funcionários das instituições de ensino, reiterando que assume o cargo como sendo um “Ministério dos professores”, pelo que tudo fará, em diálogo e concertação com os sindicatos para eliminar e ultrapassar as distorções nas carreiras que ainda prevalecem. “Aproveito para saudar os líderes dos sindicatos representativos da classe, deixando o firme compromisso de continuarmos na mesma senda de diálogo colaborativo em prol da dignificação e prestígio dos professores e educadores de todos os níveis de ensino, do pré-escolar ao universitário”, acrescentou.

Igualmente saúda com “enorme gratidão e satisfação” os alunos, crianças e adolescentes do pré-escolar ao secundário, e os jovens estudantes universitários, realçando que todos ocupam a centralidade das suas atividades, pois o futuro de prosperidade desta Nação depende da qualidade do capital humano. Neste sentido, promete tudo fazer para a normalização das atividades lectivas e académicas pós-pandemia da COVID-19 e para reduzir as assimetrias sociais e regionais que ainda afetam o acesso e a permanência dos alunos e, muito particularmente, os universitários.

“Serei, com muita honra e humildade, o vosso ministro, o Ministro dos professores e dos alunos e estudantes!”, reforça. Aproveita para saudar os líderes e demais agentes das instituições de ensino superior e de investigação, nomeadamente reitores e presidentes, manifestando o seu compromisso de diálogo e determinação no sentido de continuarem a implementar medidas de política visando consolidação do sistema de ensino superior e da ciência, para servir de alavanca do desenvolvimento sustentável e inclusivo do país.

Amadeu Cruz deu ainda as boas vindas à nova Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídece Monteiro augurando que tenha felicidades e sucessos no exercício das suas funções. E prometeu que, juntos, vão continuar a servir com zelo e a cumprir a missão conjunta no Ministério da Educação.

Sair da versão mobile