A Associação Sindical dos Jornalistas – AJOC realiza no dia 2 de maio uma conferência nacional sobre os “Desafios da Liberdade de imprensa em Cabo Verde”, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Imprensa. O evento terá lugar nas instalações da Presidência da República e destina-se a jornalistas, académicos, representantes institucionais e membros da sociedade civil.
Segundo o presidente da AJOC, será um dia de reflexão e debate em torno dos principais desafios que se colocam no exercício do jornalismo em Cabo Verde. O arranque está marcado para às 8 horas, com uma mensagem do Chefe de Estado e discurso do representante do Governo. Seguem-se quatro painéis, o primeiro “Precariedade laboral no jornalismo: Obstáculo à Independência da Imprensa”, com Eurídece Mascarenhas (CNDHC), Júlio Ascensão (IPRODIAL) e Orlando Lima (Observatório Cidadania).
“Ameaças e intimidação: Como proteger os jornalistas cabo-verdianos?” com Carlos Santos, Hermínio Silves e Nardi Sousa, “O papel da Justiça na defesa da liberdade de imprensa: Proteção ou perseguição” com Silvino Lopes e “Jornalismo nas redes sociais: Entre informação, desinformação e o impacto da Inteligência Artificial” com Miguel Crespo são os temas subsequentes.
O encerramento será às 18 horas, seguido do anúncio dos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo 2025. Antes, inserido no programa de inauguração do Parque Tecnológico de Cabo Verde – Campus da Praia (dia 05) e do Mindelo (dia 06) , terá lugar na capital, na quarta-feira, 30 de abril, um workshop “IA na Redacção — Domine a Arte do Prompt”, concebido para jornalistas interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre inteligência artificial aplicada à prática jornalística.
O encerramento será às 18 horas, seguido do anuncio dos vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo 2025. Antes, inserido no programa de inauguração do Parque Tecnológico de Cabo Verde – Campus da Praia (dia 05) e do Mindelo (dia 06) , terá lugar na capital, na quarta-feira, 30 de abril, um workshop “IA na Redacção — Domine a Arte do Prompt”, concebido para jornalistas interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre inteligência artificial aplicada à prática jornalística.
O evento visa capacitar os participantes para uma utilização estratégica da IA na redacção de conteúdos, com foco na criação de prompts eficazes -uma competência cada vez mais relevante no actual panorama da comunicação. O Parque Tecnológico (TechParkCV) é uma iniciativa do Governo, que se acredita ter grande relevância para o ecossistema de inovação e tecnologia do país e da região.
Financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, tem como missão impulsionar a transformação digital, a sustentabilidade e o desenvolvimento empresarial no país. Trata-se de um investimento que posiciona Cabo Verde como “As Ilhas Tecnológicas da África Ocidental – TIWA”, servindo de ponte entre a CEDEAO e o Atlântico, e atraindo investidores, startups e parceiros nacionais e internacionais.